,

8º ano: identidade e diversidade

No Projeto Origem, proposto pelas professoras de francês e inglês da Escola, os alunos do 8º ano estão resgatando as suas origens, as línguas e as tradições das suas famílias. ˆEstamos buscando com isso construir uma geografia da sala em um ambiente de pluralismo, respeito à diversidade, empatia, trabalhando o conceito de multiculturalismo”, declara Raíssa Assine, professora de Francês da Escola da Ilha e da Aliança Francesa.

,

8º ano em busca de suas origens

No Projeto Origem, proposto pelas professoras de francês e inglês da Escola, os alunos do 8º ano estão resgatando as suas origens, as línguas e as tradições das suas famílias. ˆEstamos buscando com isso construir uma geografia da sala em um ambiente de pluralismo, respeito à diversidade, empatia, trabalhando o conceito de multiculturalismo”, declara Raíssa Assine, professora de Francês da Escola da Ilha e da Aliança Francesa.

, , , , ,

SIEM 2019: PARTICIPAÇÃO RECORDE, BANHO DE GEOPOLITICA E APRENDIZADOS

Graças aos alunos da Escola da Ilha, a posição dos EUA foi vitoriosa no Conselho de Segurança da ONU: o uso de drones nos conflitos armados continua sem regulamentação.

Este é um dos resultados da simulação da reunião do Conselho realizada no último SIEM, evento organizado pelo curso de Relações Internacionais da UFSC. O evento simula reuniões de vários órgãos multilaterais, em particular a Assembléia Geral da ONU e seu Conselho de Segurança. A IX edição do evento bateu recorde de participação: mais de 1000 alunos inscritos, dentre eles 42 alunos da Escola da Ilha (mais de 1/3 dos Ensino Médio!), que se dividiram em 6 equipes, cada qual incumbida de representar um país em uma das reuniões simuladas. Foi um banho de geopolítica, um aprendizado de estratégia, planejamento, expressão, negociação…

,

7º e 8º ano: caderno de redação, um convite à escrita

O caderno de redação pode se tornar um convite à escrita… Essa foi a aposta da professora Juliana Rabello (Língua Portuguesa e Redação). Logo na primeira aula de redação, ela propôs aos alunos criar uma folha de rosto personalizada para seus cadernos. “A ideia é que o caderno de redação funcione que como um livro em construção, no qual o aluno registrará todas as suas produções, não necessariamente escolares, que ele se veja como autor”.

, , ,

Show de música para a recepção dos alunos em 2019

Sexta feira, para encerrar a primeira semana de aula, tivemos o já tradicional show musical de recepção. A abertura do show foi feita pela banda formada pela família Carpes e convidados (pai, esposa, filho recém formado pela Escola, um dos aproados na UFSC). Duas outras bandas se apresentaram: a Anjos do Rock e a dos professores da Garagem 2020 – escola de música e de reforço escolar, vizinha e parceira da Escola.