, , ,

Do Terceirão à universidade: como escolher um curso universitário?

A coordenação da Escola da Ilha organiza durante as primeiras semanas de aula uma série de palestras com profissionais de diversas áreas para conversar com os vestibulandos do Terceirão. Em 2024, pais e ex-alunos compartilharam suas experiências e tiraram dúvidas destes jovens que iniciam esta longa jornada.

Tirar dúvidas com quem trabalha na área acaba dando um norte nesta caminhada. Bernardo Nunes, 3ª série EM, conta que até o momento pensa em se inscrever para Ciências da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Tirar dúvida sobre a profissão, o curso e como estes profissionais chegaram onde estão hoje é bem importante para a gente conseguir entender o que a gente vai querer fazer, e como a gente vai conseguir fazer isso”.

, ,

Abrindo o ano: espaço para a arte estudantil

“Quando comecei a me apresentar nas olimpíadas era eu que ia atrás, perguntando se poderia tocar. Aí, do ano passado para cá, a Escola começou a chamar a gente”, relata João Pedro Piffer, baixista e estudante do Terceirão. Durante o show de abertura para além do blues e do rock que tocou, pôde se escutar, que a vida na Escola da Ilha não é apenas estudar. “Se não a gente acaba se perdendo dentro de um caderno, entende?”, manifesta Piffer.

, ,

Alunos conquistam ouro nas olimpíadas brasileiras de ciências!

Estudantes da Escola da Ilha conquistaram medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Ciências. Gustavo Wanka da 1ª série EM e Maria Júlia Bruciapaglia do 8º ano EF são estudantes da Escola desde o 1 ano do Ensino Fundamental. Além das duas medalhas de ouro, a aluna Carolina Schmidt, 8º ano EF, ganhou menção honrosa. Um feito notável! De onde vem este resultado?

Pertencimento e coerência: o foco de 2024

A Escola da Ilha completa 35 anos, mas nem por isso se acomoda: todos os anos, durante a semana de planejamento, realizamos ações de formação dos professores.

A temática principal deste ano foi “o pertencimento e a coerência na Escola”. A Escola é um coletivo complexo, que compartilha valores e projetos e, neste espaço, cada indivíduo tem um papel e suas ações sempre têm um impacto no funcionamento geral do sistema. Como lidar com isto, de forma que cada indivíduo, em sua singularidade, contribua com a coerência deste coletivo, enriquecendo-o de forma que todos – o coletivo e os indivíduos – cresçam?

Memórias inéditas – saídas pedagógicas

O ano de 2023 passou, mas fica na memória. Nem todas as lembranças foram possíveis de divulgar, pois é preciso ter o cuidado para trazer com elas não apenas fotos bonitas, mas os aprendizados que as crianças e os adolescentes da Escola da Ilha adquiriram neste ano. Todavia em nossos arquivos existem alguns momentos inéditos que transformamos em galerias para você conferir:

 

 

2° lugar no ranking da UFSC: o Terceirão 2023 arrasou!

O Terceirão 2023 da Escola da Ilha arrasou!

  • 2º lugar em aprovação, no ranking da UFSC;
  • 49% dos alunos aprovados na UFSC (primeira chamada);
  • somando o vestibular da UDESC, 55%, dos alunos foram aprovados na primeira chamada;
  • foram 8 pódios na classificação dos cursos: quatro alunos em 1º lugar, dois em 2º e dois em 3º lugar; 
  • A Escola da Ilha é a 2ª que mais aprova, em Florianópolis, nas últimas 10 edições do vestibular (2014-2024).