, , , , , , , , , , , ,

Alunos que dão aula – Encontrão 2018

Da releitura do Van Gogh ao vitral contemporâneo, passando por planetas inspirados em Saint Exupéry. Das escavações arqueológicas à política, passando pela história de Antonieta de Barros, primeira parlamentar negra do Brasil. Da semente de girassol germinada à estrutura do DNA, passando pelas engenhocas para explicar os fenômenos físicos.

Tivemos muita ciência, cultura e arte no Encontrão de 2018, que aconteceu no dia 07 de julho. Impossível citar todos os projetos apresentados pelos alunos, que foram professores por um dia.

, , , , , , , , , , , ,

Encontrão 2018 – Galeria 2

9º ano: acelera bolinha!

Bola de gude, tubo de cartolina e cronômetro: basta isso para visualizar e entender o movimento, a velocidade e a aceleração. “A minha ideia é que teoria e prática estejam aliadas para o conteúdo ter significado”, explica o professor de Física Fábio Raimundo, que realizou um experimento sobre aceleração com o 9º ano.

Trigonometria no 2º EM

Triângulos, lados e ângulos: é disso que trata a trigonometria. É com ela que os navegadores desbravaram os mares e chegaram ao Brasil… achando que estavam nas Índias. É com ela que os arquitetos medem a altura de um telhado, os geógrafos a altura de uma montanha, os engenheiros a inclinação de uma estrada. Para entender isso, nada melhor do que construir seus próprios teodolitos, os instrumentos para medir ângulos. Essa foi a proposta feita  para a 2ª série do ensino médio pelo o professor de matemática David Francez. É a matemática na prática.

Atividades práticas de físicas 9º ano

“Antigamente, os alunos travavam o primeiro contato com a Física apenas no primeiro ano do ensino médio, por isso chegavam sem nenhuma base.

Eles tinham muita dificuldade em assimilar o conteúdo, o que terminava por desestimular a maioria”, explica Fábio. “Para que o aluno goste da disciplina, é fundamental que o professor faça a ponte entre a teoria e a prática, pois somente assim o estudante compreenderá a importância de aprender sobre a Física”, conclui.