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Junina 2019: depois da festa, a solidariedade

A Festa Junina da Escola aconteceu no dia 08 de junho. A casa esteve cheia. As doações  ultrapassaram 600 kg de alimentos. Metade da arrecadação foi entregue à comunidade do Quilombo do Vidal Martins, no Rio Vermelho, em Florianópolis, que há décadas luta para legalizar as suas terras. A outra metade será doada para a SERTI, entidade beneficente. Vejam as galerias de fotos na sequência. Aqui, um pouco do making-of e dos participantes.

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8º ano: identidade e diversidade

No Projeto Origem, proposto pelas professoras de francês e inglês da Escola, os alunos do 8º ano estão resgatando as suas origens, as línguas e as tradições das suas famílias. ˆEstamos buscando com isso construir uma geografia da sala em um ambiente de pluralismo, respeito à diversidade, empatia, trabalhando o conceito de multiculturalismo”, declara Raíssa Assine, professora de Francês da Escola da Ilha e da Aliança Francesa.

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8º ano em busca de suas origens

No Projeto Origem, proposto pelas professoras de francês e inglês da Escola, os alunos do 8º ano estão resgatando as suas origens, as línguas e as tradições das suas famílias. ˆEstamos buscando com isso construir uma geografia da sala em um ambiente de pluralismo, respeito à diversidade, empatia, trabalhando o conceito de multiculturalismo”, declara Raíssa Assine, professora de Francês da Escola da Ilha e da Aliança Francesa.

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SIEM 2019: PARTICIPAÇÃO RECORDE, BANHO DE GEOPOLITICA E APRENDIZADOS

Graças aos alunos da Escola da Ilha, a posição dos EUA foi vitoriosa no Conselho de Segurança da ONU: o uso de drones nos conflitos armados continua sem regulamentação.

Este é um dos resultados da simulação da reunião do Conselho realizada no último SIEM, evento organizado pelo curso de Relações Internacionais da UFSC. O evento simula reuniões de vários órgãos multilaterais, em particular a Assembléia Geral da ONU e seu Conselho de Segurança. A IX edição do evento bateu recorde de participação: mais de 1000 alunos inscritos, dentre eles 42 alunos da Escola da Ilha (mais de 1/3 dos Ensino Médio!), que se dividiram em 6 equipes, cada qual incumbida de representar um país em uma das reuniões simuladas. Foi um banho de geopolítica, um aprendizado de estratégia, planejamento, expressão, negociação…

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7º e 8º ano: caderno de redação, um convite à escrita

O caderno de redação pode se tornar um convite à escrita… Essa foi a aposta da professora Juliana Rabello (Língua Portuguesa e Redação). Logo na primeira aula de redação, ela propôs aos alunos criar uma folha de rosto personalizada para seus cadernos. “A ideia é que o caderno de redação funcione que como um livro em construção, no qual o aluno registrará todas as suas produções, não necessariamente escolares, que ele se veja como autor”.