Graças aos alunos da Escola da Ilha, a posição dos EUA foi vitoriosa no Conselho de Segurança da ONU: o uso de drones nos conflitos armados continua sem regulamentação.
Este é um dos resultados da simulação da reunião do Conselho realizada no último SIEM, evento organizado pelo curso de Relações Internacionais da UFSC. O evento simula reuniões de vários órgãos multilaterais, em particular a Assembléia Geral da ONU e seu Conselho de Segurança. A IX edição do evento bateu recorde de participação: mais de 1000 alunos inscritos, dentre eles 42 alunos da Escola da Ilha (mais de 1/3 dos Ensino Médio!), que se dividiram em 6 equipes, cada qual incumbida de representar um país em uma das reuniões simuladas. A novidade, este ano, foi a participação de alunos do 9º ano.
Foi um banho de geopolítica, um aprendizado de estratégia, planejamento, expressão, negociação… Para Michele Morais, professora de História que coordena a particiapção dos alunos da Escola da Ilha, “os alunos se sentiram imensamente satisfeitos com sua participação, reconheceram suas falhas e se sentiram orgulhosos com seus êxitos. Eles são unânimes: esse evento é um dos mais importantes de suas trajetórias como estudantes”.