A invasão espanhola em Santa Catarina é um dos temas que a turma dos Exploradores da Ilha (3° B) está estudando. Em junho, eles visitaram uma das fortalezas de Florianópolis, a de São José da Ponta Grossa, na praia de Jurerê, com Rodrigo Stüp, do Guia do Manezinho.
Algumas partes da fortaleza estavam em reforma, mas os alunos puderam brincar na parte externa e conhecer o trabalho das rendeiras locais. Eles puderam também conhecer um pouco da história da Ilha. Em 1777, uma expedição da Espanha invadiu a Ilha de Santa Catarina, então dominada por Portugal. Ao longo dos séculos XVI e XVIII, em busca de rotas comerciais e bens preciosos, as duas nações disputavam os territórios da América. A Ilha de Santa Catarina era considerada um ponto estratégico, do ponto de vista comercial e militar. Para se defender, a coroa portuguesa construiu três fortalezas, que não foram suficientes para impedir invasões.
“Foi muito legal porque os alunos puderam recriar o episódio da invasão espanhola, ficaram nos postos de observação do inimigo entre os canhões e usaram toda a imaginação para interpretar o confronto entre os portugueses e os espanhóis”, conta a professora Firmina Martins.