, , ,

O Infantil D1 e a culinária do deserto

A cada 15 dias, os alunos do Infantil D1 se vestiram de chefs e puseram a mão na massa para preparar uma receita inspirada pelo projeto pedagógico da turma ou trazida por algum aluno, para mostrar os costumes e a história de sua família. No final do ano, parte destas receitas foi publicada pela Coleção Pequenos Gourmets, num livro inspirado no estudo que fizeram sobre o Egito e o tempo dos faraós e intitulado “Vivendo no deserto”. Vejam um pouco do dia a dia do projeto da turma ao longo do ano.

,

4º ano encena peça sobre o poeta Cruz e Sousa

Como parte do projeto sobre Cruz e Souza, os alunos do 4º ano criaram junto com a professora uma peça para o Arte da Ilha 2017, contando os fatos significativos da vida do poeta. 

Veja algumas fotos da apresentação.

4º A e B visitam Museu Cruz e Souza

Este ano, as duas turmas do 4º ano escolheram a vida do poeta Cruz e Souza, negro, filho de alforriados, que se tornou um dos expoentes da poesia simbolista que surge no final do século XIX. “Os alunos conheceram pesquisaram a sua biografia e se envolveram principalmente com as questões relacionadas à discriminação social vivida por ele”, ressalta a professora Silvana Cenci, de Estudos Sociais.

Depois de muito pesquisar sobre o poeta, os alunos apresentaram uma peça no Arte na Ilha e, em dezembro, foram visitar uma exposição em homenagem a Cruz e Souza, personagem do projeto pedagógico escolhido pela turma com a Professora Silvana Cenci e da peça que apresentaram no Arte na Ilha.

Para sanar essa dívida histórica, diversas instituições estaduais organizaram, neste ano, uma série de comemorações com o objetivo de celebrar os 156 anos do aniversário de Cruz e Sousa.

Em compasso com essas celebrações, as turmas dos 4°s anos A e B, da professora Silvana Cenci, desenvolveram o projeto pedagógico sobre a vida e a obra do poeta catarinense.

,

Atividades práticas de físicas 9º ano

“Antigamente, os alunos travavam o primeiro contato com a Física apenas no primeiro ano do ensino médio, por isso chegavam sem nenhuma base.

Eles tinham muita dificuldade em assimilar o conteúdo, o que terminava por desestimular a maioria”, explica Fábio. “Para que o aluno goste da disciplina, é fundamental que o professor faça a ponte entre a teoria e a prática, pois somente assim o estudante compreenderá a importância de aprender sobre a Física”, conclui.

, ,

3 x e + f = terceirão

O terceirão pode ser resumido pela fórmula [3 x e + f]? O último ano do Ensino Médio é sinônimo de estudo, estresse, escolhas… e formatura, ou seja, despedidas. Por isso, a Escola organiza várias atividades complementares, para auxiliar na escolha do curso universitário, na preparação para o vestibular, para “lidar” com o estresse, para a formatura.

Aula de capoeira do 3º B

No início do ano, os alunos do 3º ano B escolheram como tema do principal projeto do ano os esportes que Florianópolis favorece e o nome Floripa é mais. No programa, no final do ano, eles tiveram uma aula de capoeira. Vejam as imagens.