A invasão espanhola em Santa Catarina é um dos temas que a turma dos Exploradores da Ilha (3° B) está estudando. Em junho, eles visitaram uma das fortalezas de Florianópolis, a de São José da Ponta Grossa, na praia de Jurerê, com Rodrigo Stüp, do Guia do Manezinho. Foi um banho de história, de diversão na área externa da fortaleza e a descoberta do trabalho das rendeiras e seus bilros.
“Foi muito legal porque os alunos puderam recriar o episódio da invasão espanhola, ficaram nos postos de observação do inimigo, entre os canhões e puderam usar toda a imaginação para interpretar o momento da chegada dos espanhóis em território portugues”, conta a professora Firmina Martins.
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00RUTH KLOTZELhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifRUTH KLOTZEL2018-08-27 16:31:032018-08-31 18:30:463º B no Forte de Jurerê
A Turma 1, 2, 3 era uma vez, 2° B, do ensino fundamental tem como projeto neste ano ler, contar, escrever e criar histórias. Em uma das atardes de atividades, eles literalmente “vestiram a camisa”: vieram fantasiados dos personagens do conto de fadas que foram lidos em sala.
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00RUTH KLOTZELhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifRUTH KLOTZEL2018-08-27 15:56:232018-08-27 16:05:36Fantasias do 2º B recriam personagens das historinhas
1, 2, 3 era uma vez é o nome da turma do 2° B (fundamental), que se dedica a ler, ouvir, contar, criar e escrever histórias. Com os alunos, a professora Kenia Marcon Belli criou a “sacola viajante”: cada semana, ela vai para a casa de um aluno e volta com um livro novo escolhido por ele.
O nome do livro lido em sala e o nome do aluno que o trouxe foi formando a “árvore literária”, que ocupa uma parede da sala de aula. A professora Kenia trouxe as suas contribuições, entre elas uma coleção de livros de contos de fadas inclusivos.
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00RUTH KLOTZELhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifRUTH KLOTZEL2018-08-27 14:23:272018-08-27 16:03:192º B conta 1, 2, 3, era uma vez…
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00RUTH KLOTZELhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifRUTH KLOTZEL2018-08-17 17:06:162019-09-13 17:59:07Infantil B e o projeto Pequenos Gourmets
Os alunos do 2° B estão interessados em histórias. “O nome da nossa turma é ‘1,2,3 Era uma vez’. Por isso, a ideia era ouvir histórias e conhecer os espaços da biblioteca pública de Santa Catarina. Entretanto, o que mais chamou a atenção dos alunos foi o desafio de aprender a ler um livro em braile”, explica a professora Kenia Marcon Belli. Lá, as crianças conheceram também os arquivos dos jornais mais antigos do estado e tiveram contação de histórias realizado pela bibliotecária da instituição.
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00RUTH KLOTZELhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifRUTH KLOTZEL2018-08-17 15:35:302018-08-27 16:04:302º B descobre o Braile
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00RUTH KLOTZELhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifRUTH KLOTZEL2018-08-17 15:19:052019-09-13 17:56:14amizade, colaboração, laços – tema do 2º A
3º B no Forte de Jurerê
27/08/2018A invasão espanhola em Santa Catarina é um dos temas que a turma dos Exploradores da Ilha (3° B) está estudando. Em junho, eles visitaram uma das fortalezas de Florianópolis, a de São José da Ponta Grossa, na praia de Jurerê, com Rodrigo Stüp, do Guia do Manezinho. Foi um banho de história, de diversão na área externa da fortaleza e a descoberta do trabalho das rendeiras e seus bilros.
“Foi muito legal porque os alunos puderam recriar o episódio da invasão espanhola, ficaram nos postos de observação do inimigo, entre os canhões e puderam usar toda a imaginação para interpretar o momento da chegada dos espanhóis em território portugues”, conta a professora Firmina Martins.
Fantasias do 2º B recriam personagens das historinhas
27/08/2018A Turma 1, 2, 3 era uma vez, 2° B, do ensino fundamental tem como projeto neste ano ler, contar, escrever e criar histórias. Em uma das atardes de atividades, eles literalmente “vestiram a camisa”: vieram fantasiados dos personagens do conto de fadas que foram lidos em sala.
2º B conta 1, 2, 3, era uma vez…
27/08/20181, 2, 3 era uma vez é o nome da turma do 2° B (fundamental), que se dedica a ler, ouvir, contar, criar e escrever histórias. Com os alunos, a professora Kenia Marcon Belli criou a “sacola viajante”: cada semana, ela vai para a casa de um aluno e volta com um livro novo escolhido por ele.
O nome do livro lido em sala e o nome do aluno que o trouxe foi formando a “árvore literária”, que ocupa uma parede da sala de aula. A professora Kenia trouxe as suas contribuições, entre elas uma coleção de livros de contos de fadas inclusivos.
Infantil B e o projeto Pequenos Gourmets
17/08/20182º B descobre o Braile
17/08/2018Os alunos do 2° B estão interessados em histórias. “O nome da nossa turma é ‘1,2,3 Era uma vez’. Por isso, a ideia era ouvir histórias e conhecer os espaços da biblioteca pública de Santa Catarina. Entretanto, o que mais chamou a atenção dos alunos foi o desafio de aprender a ler um livro em braile”, explica a professora Kenia Marcon Belli. Lá, as crianças conheceram também os arquivos dos jornais mais antigos do estado e tiveram contação de histórias realizado pela bibliotecária da instituição.
amizade, colaboração, laços – tema do 2º A
17/08/2018