“Colocar a mão na massa faz toda diferença na hora de ensinar e aprender”. A 1ª série do Ensino Médio, por exemplo, extraiu o DNA do morango utilizando água, sal, detergente e álcool. Em física, ótica foi o tema da aula prática, com o professor da UFSC e fotógrafo Cláudio Brandão. Com máquinas fotográficas, cameras escuras, lentes e espelhos, ele demonstrou princípios de geometria e de propragação, reflexão, difração da luz.
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00DANILO PRADO GARCIA FILHOhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifDANILO PRADO GARCIA FILHO2019-05-29 17:33:222019-05-31 11:32:50DNA E ÓTICA: TEORIA E PRÁTICA NA 1ª EM
No Projeto Origem, proposto pelas professoras de francês e inglês da Escola, os alunos do 8º ano estão resgatando as suas origens, as línguas e as tradições das suas famílias. ˆEstamos buscando com isso construir uma geografia da sala em um ambiente de pluralismo, respeito à diversidade, empatia, trabalhando o conceito de multiculturalismo”, declara Raíssa Assine, professora de Francês da Escola da Ilha e da Aliança Francesa.
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00RUTH KLOTZELhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifRUTH KLOTZEL2019-05-16 16:56:432019-09-13 17:46:488º ano em busca de suas origens
As três professoras de artes – visuais, teatro e cinema – se uniram para levar os alunos da 2ª série do Ensino Médio visitar a 6ª edição do Floripa na Foto Festival (fotografia) e conversar com a equipe do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis (CIC).
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00RUTH KLOTZELhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifRUTH KLOTZEL2019-05-14 18:45:312019-05-14 18:45:312ª EM no mundo das artes
Falar sobre os 10 séculos da idade média em menos de 5 minutos. Este foi o desafio lançado para as turmas do 7º ano. Cada grupo devia escolher um dos aspectos deste período – que durou do fim do império romano, no século V, ao renascimento, no século XV – e apresentá-lo de forma teatral.
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00DANILO PRADO GARCIA FILHOhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifDANILO PRADO GARCIA FILHO2019-05-10 18:04:302019-07-01 16:10:26FALAR SOBRE 10 SÉCULOS EM 5 MINUTOS: UM DESAFIO PARA O 7º ANO
“Estava muito gostoso.” Este foi o comentário mais frequente dos alunos depois de uma atividade sobre células. O tema já era conhecido, mas, no 8º ano, aprofunda-se o estudo sobre as características e as diferentes partes e organelas que a compõem as células. O professor Felipe Beux sugeriu que representassem as células com itens comestíveis. O resultado foi uma aula gourmet de ciências.
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00DANILO PRADO GARCIA FILHOhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifDANILO PRADO GARCIA FILHO2019-05-10 18:00:512019-05-10 18:01:46MAIS UMA PITADA DE MITOCÔNDRIAS? 8º EF organiza uma aula gourmet de ciências
Maquiavel, Marx, Rousseau, Hobbes, Durkheim, Weber, Bakunin, Proudhon e Emma Goldmann. Queremos agradecer a todos eles a gentileza de participar pessoalmente de um debate na sala da 2ª série do Ensino Médio neste mês de abril.
O debate foi resultado de um desafio lançado pela professora Michele Morais, para encerrar o 1º bimestre: realizar um debate formal sobre algumas das principais teorias sobre o estado, elaboradas por alguns dos maiores pensadores dos últimos séculos. Divididos em trios e quartetos, os alunos deviam encarnar, literalmente, um dos teóricos da questão. Ao menos um membro do grupo deveria se caracterizar e debater em primeira pessoa.
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00DANILO PRADO GARCIA FILHOhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifDANILO PRADO GARCIA FILHO2019-04-20 20:48:062019-04-22 09:49:45FILÓSOFOS FAMOSOS DEBATEM ESTADO NA 2ª SÉRIE EM
DNA E ÓTICA: TEORIA E PRÁTICA NA 1ª EM
29/05/2019“Colocar a mão na massa faz toda diferença na hora de ensinar e aprender”. A 1ª série do Ensino Médio, por exemplo, extraiu o DNA do morango utilizando água, sal, detergente e álcool. Em física, ótica foi o tema da aula prática, com o professor da UFSC e fotógrafo Cláudio Brandão. Com máquinas fotográficas, cameras escuras, lentes e espelhos, ele demonstrou princípios de geometria e de propragação, reflexão, difração da luz.
8º ano em busca de suas origens
16/05/2019No Projeto Origem, proposto pelas professoras de francês e inglês da Escola, os alunos do 8º ano estão resgatando as suas origens, as línguas e as tradições das suas famílias. ˆEstamos buscando com isso construir uma geografia da sala em um ambiente de pluralismo, respeito à diversidade, empatia, trabalhando o conceito de multiculturalismo”, declara Raíssa Assine, professora de Francês da Escola da Ilha e da Aliança Francesa.
2ª EM no mundo das artes
14/05/2019As três professoras de artes – visuais, teatro e cinema – se uniram para levar os alunos da 2ª série do Ensino Médio visitar a 6ª edição do Floripa na Foto Festival (fotografia) e conversar com a equipe do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis (CIC).
FALAR SOBRE 10 SÉCULOS EM 5 MINUTOS: UM DESAFIO PARA O 7º ANO
10/05/2019Falar sobre os 10 séculos da idade média em menos de 5 minutos. Este foi o desafio lançado para as turmas do 7º ano. Cada grupo devia escolher um dos aspectos deste período – que durou do fim do império romano, no século V, ao renascimento, no século XV – e apresentá-lo de forma teatral.
MAIS UMA PITADA DE MITOCÔNDRIAS? 8º EF organiza uma aula gourmet de ciências
10/05/2019“Estava muito gostoso.” Este foi o comentário mais frequente dos alunos depois de uma atividade sobre células. O tema já era conhecido, mas, no 8º ano, aprofunda-se o estudo sobre as características e as diferentes partes e organelas que a compõem as células. O professor Felipe Beux sugeriu que representassem as células com itens comestíveis. O resultado foi uma aula gourmet de ciências.
FILÓSOFOS FAMOSOS DEBATEM ESTADO NA 2ª SÉRIE EM
20/04/2019Maquiavel, Marx, Rousseau, Hobbes, Durkheim, Weber, Bakunin, Proudhon e Emma Goldmann. Queremos agradecer a todos eles a gentileza de participar pessoalmente de um debate na sala da 2ª série do Ensino Médio neste mês de abril.
O debate foi resultado de um desafio lançado pela professora Michele Morais, para encerrar o 1º bimestre: realizar um debate formal sobre algumas das principais teorias sobre o estado, elaboradas por alguns dos maiores pensadores dos últimos séculos. Divididos em trios e quartetos, os alunos deviam encarnar, literalmente, um dos teóricos da questão. Ao menos um membro do grupo deveria se caracterizar e debater em primeira pessoa.