No Projeto Origem, proposto pelas professoras de francês e inglês da Escola, os alunos do 8º ano estão resgatando as suas origens, as línguas e as tradições das suas famílias. ˆEstamos buscando com isso construir uma geografia da sala em um ambiente de pluralismo, respeito à diversidade, empatia, trabalhando o conceito de multiculturalismo”, declara Raíssa Assine, professora de Francês da Escola da Ilha e da Aliança Francesa.
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00RUTH KLOTZELhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifRUTH KLOTZEL2019-05-16 16:56:432019-09-13 17:46:488º ano em busca de suas origens
As três professoras de artes – visuais, teatro e cinema – se uniram para levar os alunos da 2ª série do Ensino Médio visitar a 6ª edição do Floripa na Foto Festival (fotografia) e conversar com a equipe do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis (CIC).
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00RUTH KLOTZELhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifRUTH KLOTZEL2019-05-14 18:45:312019-05-14 18:45:312ª EM no mundo das artes
Falar sobre os 10 séculos da idade média em menos de 5 minutos. Este foi o desafio lançado para as turmas do 7º ano. Cada grupo devia escolher um dos aspectos deste período – que durou do fim do império romano, no século V, ao renascimento, no século XV – e apresentá-lo de forma teatral.
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00DANILO PRADO GARCIA FILHOhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifDANILO PRADO GARCIA FILHO2019-05-10 18:04:302019-07-01 16:10:26FALAR SOBRE 10 SÉCULOS EM 5 MINUTOS: UM DESAFIO PARA O 7º ANO
“Estava muito gostoso.” Este foi o comentário mais frequente dos alunos depois de uma atividade sobre células. O tema já era conhecido, mas, no 8º ano, aprofunda-se o estudo sobre as características e as diferentes partes e organelas que a compõem as células. O professor Felipe Beux sugeriu que representassem as células com itens comestíveis. O resultado foi uma aula gourmet de ciências.
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00DANILO PRADO GARCIA FILHOhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifDANILO PRADO GARCIA FILHO2019-05-10 18:00:512019-05-10 18:01:46MAIS UMA PITADA DE MITOCÔNDRIAS? 8º EF organiza uma aula gourmet de ciências
Maquiavel, Marx, Rousseau, Hobbes, Durkheim, Weber, Bakunin, Proudhon e Emma Goldmann. Queremos agradecer a todos eles a gentileza de participar pessoalmente de um debate na sala da 2ª série do Ensino Médio neste mês de abril.
O debate foi resultado de um desafio lançado pela professora Michele Morais, para encerrar o 1º bimestre: realizar um debate formal sobre algumas das principais teorias sobre o estado, elaboradas por alguns dos maiores pensadores dos últimos séculos. Divididos em trios e quartetos, os alunos deviam encarnar, literalmente, um dos teóricos da questão. Ao menos um membro do grupo deveria se caracterizar e debater em primeira pessoa.
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif00DANILO PRADO GARCIA FILHOhttps://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gifDANILO PRADO GARCIA FILHO2019-04-20 20:48:062019-04-22 09:49:45FILÓSOFOS FAMOSOS DEBATEM ESTADO NA 2ª SÉRIE EM
Graças aos alunos da Escola da Ilha, a posição dos EUA foi vitoriosa no Conselho de Segurança da ONU: o uso de drones nos conflitos armados continua sem regulamentação.
Este é um dos resultados da simulação da reunião do Conselho realizada no último SIEM, evento organizado pelo curso de Relações Internacionais da UFSC. O evento simula reuniões de vários órgãos multilaterais, em particular a Assembléia Geral da ONU e seu Conselho de Segurança. A IX edição do evento bateu recorde de participação: mais de 1000 alunos inscritos, dentre eles 42 alunos da Escola da Ilha (mais de 1/3 dos Ensino Médio!), que se dividiram em 6 equipes, cada qual incumbida de representar um país em uma das reuniões simuladas. Foi um banho de geopolítica, um aprendizado de estratégia, planejamento, expressão, negociação…
8º ano em busca de suas origens
16/05/2019No Projeto Origem, proposto pelas professoras de francês e inglês da Escola, os alunos do 8º ano estão resgatando as suas origens, as línguas e as tradições das suas famílias. ˆEstamos buscando com isso construir uma geografia da sala em um ambiente de pluralismo, respeito à diversidade, empatia, trabalhando o conceito de multiculturalismo”, declara Raíssa Assine, professora de Francês da Escola da Ilha e da Aliança Francesa.
2ª EM no mundo das artes
14/05/2019As três professoras de artes – visuais, teatro e cinema – se uniram para levar os alunos da 2ª série do Ensino Médio visitar a 6ª edição do Floripa na Foto Festival (fotografia) e conversar com a equipe do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis (CIC).
FALAR SOBRE 10 SÉCULOS EM 5 MINUTOS: UM DESAFIO PARA O 7º ANO
10/05/2019Falar sobre os 10 séculos da idade média em menos de 5 minutos. Este foi o desafio lançado para as turmas do 7º ano. Cada grupo devia escolher um dos aspectos deste período – que durou do fim do império romano, no século V, ao renascimento, no século XV – e apresentá-lo de forma teatral.
MAIS UMA PITADA DE MITOCÔNDRIAS? 8º EF organiza uma aula gourmet de ciências
10/05/2019“Estava muito gostoso.” Este foi o comentário mais frequente dos alunos depois de uma atividade sobre células. O tema já era conhecido, mas, no 8º ano, aprofunda-se o estudo sobre as características e as diferentes partes e organelas que a compõem as células. O professor Felipe Beux sugeriu que representassem as células com itens comestíveis. O resultado foi uma aula gourmet de ciências.
FILÓSOFOS FAMOSOS DEBATEM ESTADO NA 2ª SÉRIE EM
20/04/2019Maquiavel, Marx, Rousseau, Hobbes, Durkheim, Weber, Bakunin, Proudhon e Emma Goldmann. Queremos agradecer a todos eles a gentileza de participar pessoalmente de um debate na sala da 2ª série do Ensino Médio neste mês de abril.
O debate foi resultado de um desafio lançado pela professora Michele Morais, para encerrar o 1º bimestre: realizar um debate formal sobre algumas das principais teorias sobre o estado, elaboradas por alguns dos maiores pensadores dos últimos séculos. Divididos em trios e quartetos, os alunos deviam encarnar, literalmente, um dos teóricos da questão. Ao menos um membro do grupo deveria se caracterizar e debater em primeira pessoa.
SIEM 2019: PARTICIPAÇÃO RECORDE, BANHO DE GEOPOLITICA E APRENDIZADOS
20/04/2019Graças aos alunos da Escola da Ilha, a posição dos EUA foi vitoriosa no Conselho de Segurança da ONU: o uso de drones nos conflitos armados continua sem regulamentação.
Este é um dos resultados da simulação da reunião do Conselho realizada no último SIEM, evento organizado pelo curso de Relações Internacionais da UFSC. O evento simula reuniões de vários órgãos multilaterais, em particular a Assembléia Geral da ONU e seu Conselho de Segurança. A IX edição do evento bateu recorde de participação: mais de 1000 alunos inscritos, dentre eles 42 alunos da Escola da Ilha (mais de 1/3 dos Ensino Médio!), que se dividiram em 6 equipes, cada qual incumbida de representar um país em uma das reuniões simuladas. Foi um banho de geopolítica, um aprendizado de estratégia, planejamento, expressão, negociação…