3º B visita o Forte de Santana

A Turma dos Exploradores, 3°B, do ensino fundamental, esta estudando a invasão espanhola no estado, por isso, como parte do projeto os alunos visitaram mais uma das fortalezas de Florianópolis, desta vez o Forte Santana, que fica na cabeceira da Ponte Hercílio Luz.

O Forte de Santana foi construído a partir de 1761, sua função era proteger a Vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, das embarcações que adentrassem pela Baía Norte.

Ao longo do tempo, passou por vários usos e reformas, até sua restauração definitiva em 1969, que lhe devolveu as formas originais. Em 1938, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, abrigando desde 1975 o Museu de Armas da Polícia Militar de Santa Catarina.

3º B no Forte de Jurerê

A invasão espanhola em Santa Catarina é um dos temas que a turma dos Exploradores da Ilha (3° B) está estudando. Em junho, eles visitaram uma das fortalezas de Florianópolis, a de São José da Ponta Grossa, na praia de Jurerê, com Rodrigo Stüp, do Guia do Manezinho. Foi um banho de história, de diversão na área externa da fortaleza e a descoberta do trabalho das rendeiras e seus bilros.

“Foi muito legal porque os alunos puderam recriar o episódio da invasão espanhola, ficaram nos postos de observação do inimigo, entre os canhões e puderam usar toda a imaginação para interpretar o momento da chegada dos espanhóis em território portugues”, conta a professora Firmina Martins.

2º B conta 1, 2, 3, era uma vez…

1, 2, 3 era uma vez é o nome da turma do 2° B (fundamental), que se dedica a ler, ouvir, contar, criar e escrever histórias. Com os alunos, a professora Kenia Marcon Belli criou a “sacola viajante”: cada semana, ela vai para a casa de um aluno e volta com um livro novo escolhido por ele.

O nome do livro lido em sala e o nome do aluno que o trouxe foi formando a “árvore literária”, que ocupa uma parede da sala de aula. A professora Kenia trouxe as suas contribuições, entre elas uma coleção de livros de contos de fadas inclusivos.

Fantasias do 2º B recriam personagens das historinhas

A Turma 1, 2, 3 era uma vez, 2° B, do ensino fundamental tem como projeto neste ano ler, contar, escrever e criar histórias. Em uma das atardes de atividades, eles literalmente “vestiram a camisa”: vieram fantasiados dos personagens do conto de fadas que foram lidos em sala.