,

9º ano: acelera bolinha!

Bola de gude, tubo de cartolina e cronômetro: basta isso para visualizar e entender o movimento, a velocidade e a aceleração. “A minha ideia é que teoria e prática estejam aliadas para o conteúdo ter significado”, explica o professor de Física Fábio Raimundo, que realizou um experimento sobre aceleração com o 9º ano.

, , , ,

6º ano visita Museu arqueológico

“Visualizar o conteúdo estudado em sala de aula sobre os primeiros povoamentos do litoral catarinense: para isso, fomos com o 6º ano ao Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE).”, explica a professora de História da Escola da Ilha Gabriela Pohlmann. Os alunos visitaram também a exposição “Tecendo Saberes pelos Caminhos Guarani, Kaingang, Laklãnõ-Xokleng”, que teve curadoria dos próprios representantes destes povos.

A Turma do Balão Mágico, Infantil B, e a importância da água

A Turma do Balão Mágico, Infantil B, está estudando os quatro elementos: água, terra, fogo e ar. “Comecei trabalhando com os alunos os ciclos e os estados da água e, por isso, dentro do projeto Pequenos Gourmets, fizemos receitas nas quais se utiliza água, como um mosaico de gelatina e um risoto de frango”, explica a professora Chrystiane Rosa. No Dia Mundial da Água, 22 de março, as crianças da turma aproveitaram para fazer uma apresentação para os colegas das outras salas do infantil sobre a preservação da água e sobre a sua importância em nossas vidas. A terra será o próximo elemento a ser estudado pelos pequenos e, com isso, novas receitas com leguminosas serão aprendidas no Projeto Pequenos Gourmets.

, ,

Turma do Zé Perri, 3º A, assiste peça “Pequeno Príncipe”

O 3° A, Turma do Zé Perri, está se dedicando ao estudo da vida e da obra de Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro “O Pequeno Príncipe”. Alguns alunos já terminaram de ler a obra, que foi traduzida para 280 idiomas, teve mais de 150 milhões de cópias vendidas e foi inspiração de inúmeras peças de teatro, canções, adaptações para o cinema e televisão, documentários e exposições.

A turma já assistiu ao filme “O Pequeno Príncipe” e, no início de maio, foram ao Teatro Pedro Ivo assistir à adaptação do Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz. Vejam as fotos.