Conheça a Turma Cantigas de Roda, nosso trabalho com o Infantil 2

Cantiga de Roda, Sítio do Picapau Amarelo e Praia são as temáticas das turmas do Infantil de 2023. Nesta série de 3 matérias podemos conferir como esses anseios foram captados e trabalhados pelas professoras Cristina, Camila e Renata. Aqui você também confere as fotos na galeria. Entender a história destas turmas mostra o quanto pedagogia e humanidade caminham lado a lado.

Nesta primeira matéria falaremos da Turma Cantigas de Roda, que através da professora Cristina de Oliveira Trindade desenvolve com seus alunos o raciocínio lógico e matemático, identidade e autonomia, linguagem oral e escrita, através desta temática.

“No início do ano, metade dos alunos já eram conhecidos do ano anterior. Lembro-me, que em 2022 os alunos tinham grande interesse por algumas cantigas de roda. Quando começamos 2023, as músicas faziam parte de vários momentos especiais para essa turma, auxiliando até mesmo na acolhida e na integração dos alunos novos. Portanto, ao perceber esse movimento e aceitação das crianças para a proposta, definimos que o nosso projeto se chamaria “Cantigas de Roda” respeitando os interesses coletivos da turma. Através das cantigas de roda, pode-se trabalhar a coordenação motora, estimular a memória, exercitar a comunicação oral, a criatividade, o vocabulário, a socialização, o trabalho em equipe e tantas outras habilidades.”