Conheça a Turma do Sítio do Picapau Amarelo, nosso trabalho com o Infantil 3

Depois de conhecer a Turma Cantiga de Roda, chegou a vez da Turma do Sítio do Picapau Amarelo. As temáticas trabalhadas nas turmas do Infantil de 2023 foram escolhidas no início do ano, pelos alunos, com a mediação da professora regente. Nesta série de 3 matérias podemos conferir como esses anseios foram captados e trabalhados pelas professoras Cristina, Camila e Renata, através de depoimentos e algumas fotos de nossa galeria. Ao final, confira também a história da Turma da Praia.

Esta é a segunda matéria. Nela conheceremos a Turma do Sítio do Picapau Amarelo através das palavras da professora Camila da Rocha Raasch, que junto dos alunos desenvolve o raciocínio lógico e matemático, identidade e autonomia, linguagem oral e escrita, através desta temática.

“O nome da turma surgiu em uma roda de conversa, onde as crianças perguntaram se o grupo poderia confeccionar uma boneca de pano. Sugeri alguns modelos e o grupo optou em confeccionar a boneca Emília, que é uma das personagens do sítio do Picapau amarelo, um clássico da literatura brasileira.”

“Nesse projeto viajamos com a Turma do Sítio do Picapau amarelo em busca de novos conhecimentos, desenvolvendo a imaginação e a identidade das crianças, estimulando a memória e a percepção visual, ouvindo e recontando histórias, conhecendo um pouco da literatura infantil, de Monteiro Lobato, incentivando o gosto pela leitura, o universo rural através da horta e animais do sítio, desenvolvimento da linguagem oral, expressão corporal e musical, desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora, através de diversas atividades, conhecendo sabores do sítio, com a culinária local, produções de textos coletivos sobre os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, aprendemos brincando e brincando aprendemos.”