Conheça a Turma da Praia, nosso trabalho com o Infantil 4

Vimos recentemente como foi a história do Infantil 2 e 3 escolhendo as temáticas Turma Cantiga de Roda e Turma do Picapau Amarelo. Por fim, encerrando este ciclo de 3 matérias sobre as turmas do Infantil da Escola da Ilha, conheceremos a Turma da Praia. As temáticas trabalhadas nas turmas do Infantil de 2023 foram escolhidas no início do ano pelos alunos com a mediação da professora regente. Através do depoimento da professora regente Renata Camilo podemos entender um pouco melhor, quais anseios da infância, que estão sendo trabalhados desde o início do ano.

“O nome da turma foi escolhido em uma roda de conversa, onde as crianças trouxeram sugestões de nomes para a turma. Partindo das sugestões, o próximo passo foi realizar uma votação na qual cada criança fez a sua escolha. A opção mais votada pelo grupo foi a “Turma da Praia”. O nome evoca o interesse e curiosidade das crianças pelos animais marinhos, pesca, alguns esportes que também são praticados na praia.”

“A partir do resultado conversamos sobre o que sabem sobre a praia. Perguntei se sabiam de onde vem a areia da praia, e foram levantadas várias hipóteses pelas crianças. Então iniciou-se um processo de pesquisa e descobertas, onde realizamos diferentes atividades e registros.”

“Depois das hipóteses levantadas embarcamos em uma aventura, explorando a areia de diferentes formas.”

“Além de pesquisar sobre sua origem, fomos ao laboratório analisar os grãos de areia da praia e do parque da escola, possibilitando o contato com diferentes texturas, estimulando o desenvolvimento sensorial, desenvolvendo a habilidade de observação e instigando a imaginação, promovendo a pesquisa de respostas para as hipóteses levantadas.

“Depois realizamos uma experiência em sala, utilizando bolacha para simular os efeitos climáticos nas rochas, assim as crianças aprenderam de forma prática e lúdica de onde vem a areia. também ressaltamos a importância da preservação das praias, quais animais marinhos são encontrados na areia e na água e as consequências do lixo deixado no mar.”

“Realizamos também uma saída de estudos para o projeto Tamar, onde as crianças puderam aprender um pouco mais sobre as cinco espécies de tartarugas encontradas no Brasil, as principais causas de estarem ameaçadas de extinção e como podemos ajudar na preservação do meio ambiente. Aproveitamos para visitar o rancho de pesca Saragaço, onde fomos recebidos por um pescador nativo da Barra da lagoa. Foi por meio dele que as crianças tiveram uma conversa e puderam conhecer um pouco sobre a pesca artesanal da tainha.

“As atividades desenvolvidas no decorrer do projeto contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral, enriquecem o vocabulário das crianças através das rodas de conversas e contos trabalhados em sala. Abordamos os alimentos consumidos na praia por meio do projeto de culinária, desenvolvendo noções de quantidades, bem como a atenção.
O projeto possibilita um aprendizado mais significativo. Assim, as crianças desenvolvem a criatividade e imaginação.”