O Infantil e a primavera: reciclagem de vida e talentos

O dia amanheceu um tanto frio, mas a chegada da primavera anuncia um dia quente. É complicado saber o que vestir nestes dias. O sol das três e meia da tarde deixa Neuza Cristina na cozinha com calor. Na parte mais alta da escola, Isadora do 5 ano caminha ligeira até a pia do banheiro com um regador na mão. As plantas da horta também devem estar com calor. No espaço do infantil a nova estação significa uma nova decoração.

A primavera anuncia o verão, não apenas por abrir a época de chuvas e o calor, mas a própria palavra vem do latim “primo vere”, ou “primeiro verão”. Na Escola as turmas do infantil e integral decoraram o espaço com uma série de trabalhos com esta temática: flores e árvores. Ao lado de uma delas a artista de 5 anos Luiza Halmenschlager da Cruz conta sobre a sua obra:

“Eu fiz essa árvore (aponta) com lápis de escrever, a copa e as folhas com papel dobrado. Essa flor é feita de caixa de ovo, a profe deu [a caixa de ovo] prontinha e eu pintei de tinta. Essa é a grama (aponta), essa daqui é o caule, essa daqui é a folha. O que eu gosto mais da flor é o caule, porque ele faz a flor segurar.”

A obra faz parte das atividades da professora Camila da Rocha Raasch: “A atividade foi realizada trabalhando a coordenação motora fina, na qual eles tinham que pegar o papel, fazer uma dobradura para fazer a copa da árvore e colorir o tronco. Eles coloriram com tinta, fizeram várias misturas de cores e finalizamos o caule com muitas bolinhas de papel crepom dando esse lindo efeito. Tudo foi feito com material reciclado. Durante a produção trabalhamos a habilidade dessa coordenação motora fina fazendo pequenas bolas. Eles gostaram bastante da atividade”. O foco e a concentração foram habilidades trabalhadas tão necessárias para o desenvolvimento infantil.