Mostra de Cinema Infantil: nossos alunos estavam no juri

Quando adolescentes alunos de cinema são convidados a julgar seus mestres, podemos acreditar no futuro do cinema. Cinco alunos da Escola, que estudam Cinema na disciplina de Artes, fizeram parte do Juri oficial da XX Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Não é uma coincidência. A disciplina de Cinema foi introduzida há 15 anos na Escola, como uma das opções em Artes, para os alunos do 8º ano à 2ª série do Ensino Médio, ao lado das Artes Visuais e do Teatro.

O convite foi feito pela Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis,  principal janela de exibição de audiovisual para crianças no Brasil. A Pioneira no ramo, a Mostra acontece desde 2001, ininterruptamente, na capital catarinense. Em 2020, a Mostra passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil.

Ouçamos o relato dos julgadores mirins, Ana Clara Leal Guaritá, Artur Casarin Konig, Gabriel Grudtner Cardoso, Isabel Caon Ptelzi, Sara Vandresen Alberton, todos do 8º ano.

“Nunca fui jurada de nada, é uma experiência bem legal… é diferente avaiiar, nunca fui crítica de cinema, você não sabe bem como avaliar um filme, mas gostei da maioria”, conta Sara.

Isabel mostra a complexidade da tarefa. “Eu fiquei bem animada com a ideia, os filmes são bons e é meio difícil de avaliar, porque não é só o que eu vejo, só a minha opinião, tem todo um trabalho por trás, uma análise muito maior do que a simples opinião de falar de pois do cinema, de falar gostei ou não, entendi, não entendi.”

Ana Clara concorda. “Estou gostando bastante, não tinha nenhuma ideia de como deveria avaliar, então estou avaliando aos pouquinhos.”

Gabriel Cardoso complementa: “Sempre gostei de filme, edição, gravar vídeo, no youtube eu fiz muito isso, agora que veio esta oportunidade, eu gostei muito.”

Os alunos explicam como é feito o julgamento.

“Achei o sistema de avaliação bem diferente, achei que fosse ser uma nota de 0 a 10, mas é de 0 a 3. São 3 aspectos, o argumento, ou como a história é contada no filme, a fotografia do filme, e você faz observações gerais sobre o que você achou interessante no filme e queira comentar”, explica Artur.

O último critério é a arte, com vários itens, os atores, a criatividade, a trilha sonora, a sensibilidade, a gente recebeu uma tabela com critérios e você tem que dar uma nota”, complementam Sara, Isabel e Ana Clara

Artur arrisca uma avaliação mais ampla da Mostra e das disciplinas de artes na Escola da Ilha. “Os filmes tem trabalhos bem grande por trás, apesar de serem curtos e mais amadores, é bem legal de ver que tem bastante gente investindo nisso.  O professor chegou a dizer isso: o cinema tem todas as artes nele…”

Este ano, a Mostra festejou 20 anos e teve números impressionantes a exibir: levou ao cinema 1 milhão de crianças, exibiu 1.200 filmes (curtas e longas), premiou 90 cineastas (mostra competitiva) e concedeu o prêmio “Amigo do Cinema Infantil” a 30 outros profissionais, realizou 10 circuitos do Cinema Infantil, país afora.

Exibindo filmes nacionais e estrangeiros, ela recebe grandes nomes do cinema e da literatura para debater cinema infantil e conversar com o público após as sessões. Já passaram pela Mostra Ziraldo, Alê Abreu, Ana Maria Machado, Andrés Lieban, Aida Queiroz, Cao Hamburguer, Carla Camurati, Célia Catunda, Michel Ocelot, Rosane Svartman, Tomm Moore, Walter Tournier, entre outros.

A Mostra premia jovens e experientes diretores por meio da Mostra Competitiva nacional e internacional e reconhece a contribuição de quem atua em prol do cinema para a infância com o Prêmio Amigo do Cinema Infantil.

Para o público infantil, a mostra promove experiências artísticas afetivas, com exibição de filmes, sorteio de livros, pipoca gratuita, oficinas de audiovisual e shows musicais em todas as edições. Palavra Cantada, Hélio Ziskind, Crianceiras, Fernanda Takai, Fortuna, Pequeno Cidadão (liderado por Arnaldo Antunes), Carlinhos Brown Kids foram alguns dos artistas e grupos que já encerraram a Mostra, além dos grupos locais que se apresentam no famoso Palquinho da Mostra.

Para realizadores, promove debates, oficinas e capacitações, com objetivo de atualizar e valorizar os conteúdos produzidos para as crianças. Também realiza pitchings para apresentação de conteúdo nacional para o mercado do audiovisual brasileiro e internacional.

Para professores, oferece oficinas e palestras sobre audiovisual em contextos educativos, para que mais e mais crianças tenham acesso ao cinema brasileiro de qualidade durante o ano todo.

Além disso, a Mostra atua em prol do cinema brasileiro para todos e participou ativamente na construção de várias políticas públicas para incentivar o segmento.

Conheça os vencedores e saiba mais sobre a 20ª Mostra de Cinema Infantil aqui.

Que a Mostra tenha longa vida! E que nossos alunos façam por merecer a hora de participarem ativamente deste evento.

Mostra em números (2001 a 2021)

Levou arte e cinema para mais de 1 milhão crianças

Exibiu cerca de 1.200 filmes, entre curtas-metragens e longas-metragens nacionais e internacionais.

Premiou cerca de 90 diretores por meio da Mostra Competitiva.

Concedeu o Prêmio Amigo do Cinema Infantil para mais de 30 profissionais que atuam em prol do cinema para infância.

Realizou 10 edições do Circuito de Cinema Infantil

Distribuiu 17 DVDS com 140 curtas-metragens brasileiros em SC e no Brasil