Isadora anda de skate como uma garota e vai representar o Brasil – e a Escola – em Tóquio

Dia 03 de agosto, no Brasil (04 no Japão) seremos todas e todos Isadora Pacheco!

É nesta data que a nossa aluna da 2ª série do Ensino Médio entra na pista, nas Olimpíadas de Tóquio, representando o Brasil no skate, categoria Park, esporte que estréia com ela no circuito olímpico.

Vejam, acima, o recado que ela manda aos colegas da Escola.

A Isadora entrou na Escola da Ilha aos 6 anos, no 1º ano do Fundamental. Aos 8 anos, em 2013, ela já participava com sucesso de competições nacionais, disputando com skatistas adultas: foi 14º lugar no ranking brasileiro feminino. No ano seguinte, ficou em 5º e, desde 2015, quando tinha 10 anos, não saiu mais do pódio: campeã em 2016 e 2019, ficou em 2º ou 3º lugar em todos os demais anos.

Com 10 anos, Isadora é uma das personagens principais da série Partiu, Skate!, que teve duas temporadas – 2016 e 2017 -, no canal Off, da rede Globo. A série acompanha três jovens brasileiras – Isadora e as duas outras selecionadas para as olimpíadas, Dora Varella e Yndiara Asp -, em suas viagens para participar de campeonatos. Na segunda temporada, elas embarcam em sua primeira viagem à Califórnia, um dos principais lugares de concentração do skate.

Em 2017, Isadora foi vice campeã mundial na categoria sub-14. Em 2018, com 14 anos, foi a única brasileira no mundial de Suzhou, na China: ficou em 8º lugar.

Em maio deste ano, estas três atletas garantiram vaga para as olimpíadas de Tóquio na semifinal do Park feminino do Dew Tour, em Des Moines (Iowa – EUA).

“Estar do lado das minhas amigas, da Yndi e da Dora. Não poderiam ter sido outras pessoas para estar comigo nas Olimpíadas, para compartilhar esse sonho olímpico. A gente está junto desde a nossa primeira caminhada, do nosso primeiro campeonato mundial, da nossa primeira viagem internacional que a gente fez juntas. É sempre uma vivência especial estar com elas. A gente sempre procura torcer uma para a outra, sempre manter a nossa união, o nosso amor. A amizade está acima de tudo. A gente nunca vai se tratar como uma rival. A gente sempre vai ser amigas que estão torcendo uma pela outra”, declarou Isadora ao site www.campeonatosdeskate.com.br.

Antes da competição, ela havia declarado ao NDSC: “Eu penso, poxa, sou muito nova e essa responsabilidade já caiu na minha cabeça, assim, então, vou agarrar com todas as minhas forças, não é todo mundo que vai participar de umas olimpíadas, então, vou agarrar com tudo”.

“Fiquei eu nas férias, estudando, aula particular, e, às vezes, eu não podia andar de skate, para focar nos estudos, para passar mesmo, porque é o mais importante… Consegui passar, fiquei bem feliz, a gente até foi comemorar no sushi com meus pais e com minhas amigas que estavam aqui em Floripa.”

Fernando, coordenador do Fundamental II e do Ensino Médio da Escola, comenta: “ela consegue dar conta, é esperta, vai muito bem em humanas, mas também recupera bem o conteúdo das exatas e sempre passou de ano”.

Segundo Eliton de Amorim, diretor pedagógico, a situação exige muito da aluna, dos pais e, de alguma forma, da equipe pedagógica. “Ao longo destes anos, a mãe, Cristiane, em particular, tem se desdobrado muito e acompanhado de perto todas as atividades escolares, para poder conciliar as rotinas da Escola escolares e as rotinas do esporte, para detectar as lacunas, compensar as faltas, agendar provas de segunda chamada, por exemplo. Depois de cada viagem, elas precisam se empenhar para retomar a rotina dos estudos e recuperar os conteúdos.”

Cristiane Rodrigues não esconde a preocupação: “existe um grande esforço para que a Isa consiga conciliar os estudos com as atividades que envolvem a vida de atleta. Nós temos um combinado, onde ela recebe todo o apoio para viabilizar as viagens para as competições, mas, no retorno, montamos uma força tarefa para dar conta do conteúdo, trabalhos e provas perdidas. Acho muito importante este equilíbrio e a escola, através da sua direção pedagógica e todos os envolvidos, sempre foi muito parceira durante esses anos. Assim como a dedicação necessária para se tornar uma atleta de alto desempenho, a busca pelo conhecimento irá contribuir para a construção dela enquanto pessoa e profissional.”

Alexandre Pacheco, seu treinador, declarou recentemente ao NDSC: “A gente sempre fica com frio na barriga, agoniado: como pai, torce para que ela vá bem e corra conforme o planejado, a gente sabe que ela precisa mostrar todo o potencial dela, e isso envolve riscos, então a gente fica com o coração nas mãos”.

Mas a Isadora não pensa só em esporte. Ela já tem uma marca própria (camisetas, bonés, pranchas) e assume com força suas ideias. Suas camisetas testemunham, pois estampam a frase “Ande de skate como uma garota”. Ela participou também do programa #RespeitaasMina, veiculado no canal Off, realizado por mulheres, sobre as mulheres skatistas.

No início da pandemia, ela também mandou seu recado, em nome da Federação Brasileira de Skate, incitando os skatistas a se proteger, ficando em casa e adotando as medidas de proteção contra o contágio.

Se quer saber mais sobre a Isadora, aqui estão alguns vídeos e links: