O nosso dia a dia na pandemia em 2021: as cortinas se levantam

Em 17 de fevereiro, a Escola retornou às aulas com um esquema de ensino híbrido, em respeito às recomendações e às normas sanitárias em vigor.

Todos os alunos em situação de risco – aqueles que apresentam ou residem com pessoas que apresentam comorbidades – podem ficar em casa, na modalidade de ensino remoto. Eles participam das mesmas aulas que os alunos que vão à Escola, mas pelo zoom, e realizam as mesmas avaliações, pela plataforma de ensino à distância “Minhas Aulas”, que a Escola disponibiliza. Muitos pais, por prudência, optaram por esta modalidade, mesmo sem estes fatores de risco.

As atividades presenciais são realizadas em toda segurança. Graças ao esforço de todos – funcionários, alunos, familiares – não houve, até agora, nenhum caso de contágio dentro da Escola.

Nas férias de verão, realizamos várias adequações nos nossos espaços: criamos 3 novas salas de atendimento e reorganizamos várias salas de aula, instalamos uma sinalização para reforçar as medidas protetivas (distanciamento, higiene), ampliamos os equipamentos de higiene, em particular dispensores de álcool em gel.

Para que os alunos em atividades remotas pudessem participar das aulas, adquirimos mais computadores e projetores e 15 câmeras HDMI para equipar as salas de aula e os professores foram treinados para o uso dos equipamentos e a gestão da dupla sala de aula: a real e a do Zoom, onde estão os alunos em atividades remotas. Não é tarefa fácil, mas, de ambos os lados, todos foram aprendendo a lidar com esta nova situação.

Para respeitar o distanciamento, as salas foram reorganizadas e sofreram uma redução considerável do número de carteira. Alteramos, também, as rotinas da equipe de limpeza, manutenção e monitoria: em todos os espaços coletivos há funcionários para orientar os alunos, realizar as higienizações necessárias, verificar a observância das normas de distanciamento e higiene por parte dos alunos e funcionários. Os sanitários são higienizados a cada uso, as carteiras no final de cada turno, os espaços de circulação no final de cada dia.

Sem dúvida, a mudança mais notável aconteceu nos hábitos adotados por todos. O uso de máscara é constante e respeitado por todos, agora, sem que seja necessário insistir com os alunos. Os hábitos de higiene – álcool em gel e lavagem das mãos com frequência – foram interiorizados e adotados pelos alunos.

O distanciamento social está sendo observado em todos os momentos: na entrada e na saída, os alunos respeitam a distância e andam em fila, nos recreios e nas atividades de educação física, agora realizados ao ar livre, na espera pelos pais no horário da saída (os alunos só se dirigem para a entrada quando 0s pais chegam à Escola).

Não permitimos a entrada dos pais de alunos ou de qualquer outra pessoa de fora de nosso quadro de funcionários dentro dos espaços frequentados pelos alunos.

Por fim, temos um sistema de alerta e acompanhamento de todos os casos suspeitos ou confirmados. Assim que notificados pelos pais de alunos ou funcionários, as pessoas nesta situação são afastadas das atividades presenciais, os casos são notificados à vigilância epidemiológica e o regresso destas pessoas só é autorizado com o aval das autoridades sanitárias.

Devemos agradecer a todos os alunos e a seus familiares pela forma exemplar com a qual estão respeitando estas regras.

Nesta galeria, abrimos a todos as portas da Escola. Visitem e vejam com tem sido o nosso dia a dia.