Pertencimento e coerência: o foco de 2024

A Escola da Ilha completa 35 anos, mas nem por isso se acomoda: todos os anos, durante a semana de planejamento, realizamos ações de formação dos professores.

A temática principal deste ano foi “o pertencimento e a coerência na Escola”. A Escola é um coletivo complexo, que compartilha valores e projetos e, neste espaço, cada indivíduo tem um papel e suas ações sempre têm um impacto no funcionamento geral do sistema. Como lidar com isto, de forma que cada indivíduo, em sua singularidade, contribua com a coerência deste coletivo, enriquecendo-o de forma que todos – o coletivo e os indivíduos – cresçam?

Este é o objetivo central da formação, que contou com o apoio da professora Rafaela Samagaia Lamy-Perronet, doutora em educação científica e tecnológica, com experiência profissional e pesquisa acadêmica voltados para a educação formal e não-formal. Formada em física (bacharelado e licenciatura) pela UFSC e com especialização e mestrado em ensino de ciências pela mesma universidade.

Além disso, a professora Rafaela abordou o uso adequado da tecnologia em sala de aula, trazendo novos recursos didáticos adaptados a cada ciclo de ensino. Reuniões gerais e específicas com os coordenadores complementaram a semana de planejamento, na qual são abordados temas cotidianos como a inclusão, o planejamento, os projetos por turma, as viagens de estudo e os eventos anuais.