Memórias inéditas – saídas pedagógicas

O ano de 2023 passou, mas fica na memória. Nem todas as lembranças foram possíveis de divulgar, pois é preciso ter o cuidado para trazer com elas não apenas fotos bonitas, mas os aprendizados que as crianças e os adolescentes da Escola da Ilha adquiriram neste ano. Todavia em nossos arquivos existem alguns momentos inéditos que transformamos em galerias para você conferir:

Fortaleza São José da Ponta Grossa
Em 2023, as turmas dos 3º e 5º anos foram conhecer uma das construções coloniais mais antigas de Florianópolis, a Fortaleza São José da Ponta Grossa, entre as praias do Forte e Jurerê. O edifício, que remonta aos anos de 1740, tem muita história para contar: sobreviveu à invasão espanhola, foi retomada diplomaticamente pelos portugueses, virou uma ruína, foi tombada como patrimônio nacional, ocupada pela população e restaurada. Os estudantes adentraram as estruturas para conhecer de perto esta história, e, por fim, desfrutaram de um piquenique nos gramados tranquilos da fortaleza.

Pedra das bruxas em Itaguaçu
Davi, estudante do 2º ano B, conta uma lenda de que há muito tempo atrás “as bruxas fizeram uma festa na praia com todos os seus amigos menos o diabo porque ele cheirava mal. O diabo ficou sabendo da festa e mesmo assim ele foi e transformou todos os convidados em pedras”. Estas pedras podem ser vistas até hoje na praia de Itaguaçu na parte continental de Florianópolis. Os alunos foram até lá ver de perto e conversar sobre este, que é um dos principais cartões postais da cultura local.

Estação Carijós
Pé na lama. Em 2023, os estudantes dos 3º anos foram à Estação Ecológica dos Carijós conhecer melhor este lugar cheio de belezas e mistérios. A reserva foi criada com o objetivo de preservar os manguezais de Ratones e Saco Grande com sua rica biodiversidade e seus 3 sítios arqueológicos dos povos dos sambaquis, hoje cobertos por vegetação. Para se aprofundar teve quem afundou até o joelho! A diversão e o aprendizado andando juntos.

Viagem aos pontos histórico-culturais de Curitiba
Os estudantes dos 8º anos e das 2ª séries fizeram uma saída pedagógica para curitiba no Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer, a Torre Mercês e os Parques Ópera de Arame, Tanguá o Unilivre com o intuito de aliar aspectos já estudados nas disciplinas de História, Artes Plásticas e Geografia à beleza de pontos turísticos da cidade.

O Corpo de Bombeiros da Trindade
O estudo do 2º ano B traçado no último ano levou os pequenos ao Corpo de Bombeiros Militar no bairro Trindade, onde conheceram sobre a profissão e prevenção de incêndio. Também chamada de turma do fogo, desenvolveu conhecimentos que estavam ancorados na temática escolhida pelo grupo. No evento Arte na Ilha fez a apresentação do surgimento do fogo na história da humanidade.