Olimpíadas Nacionais de Ciências: ouro e menção honrosa para alunos da Escola

Bruno Hotza, aluno da 2ª série do Ensino Médio da Escola da Ilha ganhou a medalha de ouro (1º lugar, campeão) nas Olimpíadas Nacionais de Ciências de 2020.  Carolina Kuperstein, aluna do 9º ano (estava no 8º ano, quando participou do evento), recebeu Menção Honrosa.

Nunca é tarde para darmos boas notícias. O resultado foi publicado em março, mas só agora conseguimos reunir alunos e professor para que pudessem nos relatar a experiência.

Realizada por um pool de instituições científicas – UNICAMP, Instituto Butantã, Associação Brasileira de Química, Sociedade Brasileira de Física, Sociedade Astronômica Brasileira, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e, em 2020, Universidade Federal do Piauí -, o evento contou com a participação de mais de 2 milhões de alunos em 2020.

O programa da competição é dividido por faixa etária: Em 2021, o nível A é para os alunos de 6º e 7º anos, o nível B, para alunos do 8º e 9º ano, os níveis C, D e E para a 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente.

Felipe Beux, professor de ciências e biologia no Fundamental, conta.

“A ONC envolve diferentes áreas da ciência, entre elas Biologia, Química, Física e Astronomia e tem como objetivo estimular os estudantes para carreiras científicas, qualificar professores para o ensino por investigação científica e fortalecer a interação entre instituições de educação superior e escolas de Ensino Fundamental e Médio.

“Fiquei sabendo do evento no meio da pandemia, a gente cheio de trabalho, não consegui dar muita atenção, mas consegui me informar e chamar os alunos para participar, aí, uma galera comprou. Um pouco menos de 20 alunos se inscreveram e participaram na primeira fase.

“São duas fases online. Você participa da primeira e se for selecionado, passa para a segunda. Os alunos participam individualmente: não é como nas Olimpíadas de História, em que a participação é por equipe.  Nesta, são perguntas, você tem que se exercitar para responder.

“Os outros alunos, poderiam ido também para a segunda fase, mas foi no meio da pandemia, tudo muito complicado, eles acabaram não participando.

“O Bruno e a Karol foram para a segunda fase. A gente não conseguiu conversar muito, no começo tentava se comunicar pelo Discord, que eu não dominava muito, mas para a segunda fase, eles é que foram por conta própria. Quero até pedir desculpas para o Bruno e a Karol, porque eu deixei eles meio soltos no final, nem sabia se iam participar mesmo. Fiquei sabendo quando recebi o resultado.

“Em 2019, era para o Ensino Médio. Em 2020, abriram para 8º e 9º ano. Este ano, abriram também para 6º e 7º ano. A proposta é bem interessante. Este ano, consegui olhar com mais calma. Vamos trabalhar melhor este ano.”

Carolina conta como foi. “Eu não estudei para nenhuma das duas fases. É tipo uma prova. É cada aluno por si. Eles mandam as perguntas e você tem 40 minutos para responder tudo. Você tem que escrever a resposta em um papel e mandar o arquivo da foto para eles. Deve até ser difícil para eles, tem que olhar resposta por resposta para corrigir.”

Bruno Hotza tem uma opinião parecida. “Gostei da experiência. Eu nem estudei muito. Só vi algumas coisas. É como os simulados do Plurall (Anglo), para mim não foi muito diferente.”

Fernando Del Prá Netto, coordenador do Fundamental II e do Ensino Médio avalia que “provavelmente, os simulados e as avaliações que os alunos do Ensino Médio realizam no Plurall ajuda”, referindo-se ao site de apoio pedagógico do Anglo e aos simulados que são realizados a cada trimestre. Bruno concorda: “ Os simulados e as avaliações do Plurall ajudaram sim, na verdade, os exercícios, qualquer exercício, não dá para não ajudar”

Para a Escola da Ilha, é uma honra contar com alunos como Bruno e Carolina: a conquista é, sobretudo, mérito deles. Mas, quando ouvimos dos alunos que não tiveram que estudar muito, recebemos isto como um elogio a toda a nossa equipe: a Escola prepara bem os seus alunos.

Para 2021, os alunos podem se inscrever até 02/08/2021. O material de estudo já está disponível no portal do evento. A 1ª fase acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto. A participação pode ser feita pelo computador ou pelo aplicativo do evento disponível nas plataformas Applestore e Googleplay.

Para saber mais, acesse https://onciencias.org