ONHB: duas equipes da Escola nas finais, em Campinas!

Acontece neste fim de semana: duas equipes da Escola, com alunos da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio, estão de malas prontas para participar das finais das Olimpíadas Nacionais de História Brasileira (ONHB), em Campinas!

São da Escola, 2 das 6 equipes selecionadas no estado de Santa Catarina:

• Floripixabas, formada por Bernardo Amaral Petrassi, Laura Limeira Centena E Vinícius Gabriel Cherem Nunes, e
  • Tropicallha, formada por Elizabeth Chiarelotto Palmeira, Ícaro Castello Branco Martins E Priscilla Silveira Medeiros.

Desde 2016, com a preparação da professora de História, Michele V. Morais, estivemos 6 vezes na final, realizada em Campinas, na UNICAMP.

Michele explica: “O resultado se deve muito ao esforço dos alunos que se dedicaram bastante no estudo e construção das respostas. É um projeto que desenvolve muito a habilidade de escrita deles, de interpretação, de análise de documentos e imagens. Isso ajuda bastante também para o desenvolvimento não só escolar, mas do olhar crítico perante a sociedade que eles vivem.

Este ano, as etapas online se debruçaram sobre o papel da mulher e sua importância na história. “Por ser um assunto delicado, que causa um certo desconforto, as pessoas tendem a ignorar, fingir que não existe, pois se não vemos, não acontece, mas isso não é verdade. Isso é algo muito presente em nossas vidas, e ignorar faz com que a melhora seja ainda mais adiada”, é a conclusão da equipe Floripixabas, que explorou o tema voltando-se para o tema da mulher na política, através de figuras como a de Olga Benário.

O grupo Tropicallha abordou a situação da mulher no mercado de trabalho. Em um dos trabalhos, concluíram: “Embora algumas leis tenham garantido direitos, o olhar de menosprezo permanece, como denuncia a influenciadora Veronica Oliveira (@faxinaboa): quando as trabalhadoras domésticas ‘pegam o elevador de serviço, junto ao lixo e não vêem ninguém, elas têm certeza de qual é o seu lugar’”.

A décima quarta edição das ONHB teve a participação de 11.400 equipes, 11 equipes da Escola (ver a lista abaixo). Apenas 320 foram selecionadas para a final – a primeira presencial desde o início da pandemia de Covid-19 – e irão concorrer a 15 (quinze) medalhas de ouro, 25 (vinte e cinco) de prata e 35 (trinta e cinco) de bronze.

Durante as 6 fases anteriores online os estudantes tiveram de responder questões de múltipla escolha e realizar tarefas com base em debate entre seus colegas, pesquisa em livros, artigos, filmes e documentos históricos. A preparação, que teve encontros semanais, teve até que um cine debate na casa de uma das participantes.

Na final, em Campinas, as equipes terão um fim de semana bem cheio. Na sexta-feira (19/08) Floripixabas e Tropicallha iniciam a viagem no Aeroporto Internacional de Florianópolis. No sábado (20/08), as equipes farão uma prova dissertativa, enquanto os professores estarão em um espaço de formação. No domingo, serão anunciados os grupos medalhistas em uma cerimônia festiva no Ginásio da Unicamp.

Vejam, abaixo, todas as equipes da Escola que participaram desta edição da ONHB.