ALUNOS NOTA DÓ… RÉ, MI, FÁ

Nem só com papel e caneta são feitos os trabalhos e as provas dos alunos da Escola da Ilha.

Já houve representação comestível de células, micro-peças teatrais sobre a idade média… Em 2022, observamos uma epidemia de trabalhos musicados.

O fenômeno começou com sarau literário e musical realizado alunos da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio, para apresentar seus trabalhos de geografia. Chamado de “Ars geográfica” por Kalkin Weiss, que noticiou o evento em nosso site. Os trabalhos consistiam em uma conciliação entre os assuntos abordados nas aulas de geografia e os gêneros literários sendo trabalhados nas aulas de redação. As turmas da primeira sériecriaram poemas, sonetos, paródias e até músicas autorais sobre os processos geológicos, declamados em vídeo.

Os alunos da 2ª série, individualmente ou em dupla, elaboraram uma crônica, que foi  lida ao vivo, que tentasse capturar suas previsões para o futuro daqui a sessenta anos, levando em conta aspectos como o capital financeiro, as relações de trabalho, previdência social, e o tema que pareceu chamar mais atenção dos cronistas: a evolução da tecnologia e a sua relação com os idosos.

Vários grupos apresentaram poemas musicados, ou compuseram músicas com conteúdos dos seus trabalhos.

No encontrão cultural de julho, os alunos do 9º ano deram um show, no qual apresentaram uma música que compuseram, onde a arte e as ciências fizeram parceria, unindo física, química, biologia e talento musical.

Os músicos eram Felipe Artigiani Garcia (Guitarra), Camila Padilha Correa (Guitarra), Paula Seecon de Oliveira (Baixo) e Luana Brunetti de Oliveira (Vocal). O baterista, que não é aluno da Escola, foi convidado especialmente para o show. O baterista é um colega da banda convidado, não é aluno da Escola.

A proposta da professora Flávia Emediato foi a de “unir habilidades específicas da turma, como a musicalidade para a construção do conhecimento científico”.

No encontrão, tivemos também um show de outra banda, formada por alunos da 3ª série do Ensino Médio composta por Arthur Campana (Baixo), Maria Eduarda Freitas Leitão (Guitarra) e Pedro Rafael Faustino (Bateria).

Vejam, abaixo, a playlist dos alunos nota dó.