As entranhas da terra, o universo e o tempo: o 6º ano em Botuverá

Na quarta-feira (22/06), os alunos dos 6os ano da Escola da Ilha foram até os municípios de Botuverá e Brusque para conhecer as Grutas de Botuverá e o Observatório Astronômico de Brusque.

Nas grutas eles conheceram a caverna de aproximadamente, 1.200 metros de extensão, composta por vários espeleotemas (esculturas feitas pela água), como as famosas estalactites e estalagmites. A caverna possui labirintos e diversos salões, alguns com até 20 metros de altura. A caverna se formou no Período Carbonífero, há pelo menos 65 milhões de anos.

Em Brusque, os alunos conheceram o observatório astronômico, inaugurado em novembro de 1979. Lá puderam ter uma aula com o professor Silvino de Souza, sobre o Universo, os astros e os diversos fenômenos estudados pela Astronomia. Além da aula, eles puderam observar os telescópios que existem no observatório.

Essa viagem de estudo contemplou as disciplinas de Geografia, com a professora Ana Paula, e de Ciências com o professor Felipe.

A observação das estrelas e nebulosas, ou o estudo das estalactites e estalagmites fizeram os alunos descobrir as largas escalas de tempo percorrido até a formação de nosso planeta e dos locais nos quais vivemos.

Leia, abaixo, o depoimento de alguns dos alunos.

Laura Muller: “O que eu mais gostei foi a estrutura da caverna: fiquei impressionada com a quantidade de tempo que demora para ser feita e o quão grande que as estalactites e estalagmites eram.”

Marina Bonetti: “Gostei muito do observatório, a palestra que o professor deu foi bem interessante e o telescópio era muito legal”

Arthur Carniato de Souza: “A minha parte favorita do passeio foi a caverna, pois demora muitos anos para se formar e tem uma paisagem linda, principalmente no salão do órgão, onde você consegue ver muitas estalactites e estalagmites que demoram muitos anos para se formar: em torno de 100 anos para formar um cm3. É impossível observar os animais que vivem ali no habitat, porém é muito bonito.”

Gabriel Bento: “A parte mais legal do passeio foi o observatório de astronomia, porque a gente pode aprender bastante coisa sobre as estrelas e as nebulosas. O universo é um assunto interessante. A gente conseguiu ver o telescópio que foi usado por Einstein e vários telescópios antigos, os primeiros daquele lugar.”