Oficinas extracurriculares: de novo, a todo vapor!

Em 2023, a Escola da Ilha retomou uma velha rotina: a realização das oficinas extracurriculares após as aulas da tarde.

Isto tem um significado especial neste período de pós-pandemia, quando as crianças e os jovens tiveram de permanecer muito mais tempo do que o recomendado dentro de suas casas. O psicólogo Diego Diz Ferreira avalia esse período: “Tivemos um aumento muito grande das demandas de saúde mental: crises de ansiedade, crises depressivas, muitos casos de alunos que tiveram dificuldades de chegar até a escola. Então as oficinas entram como uma forma de oferecer, além da socialização e do prazer, o estímulo a habilidades específicas, que vão complementar o processo pedagógico de uma forma geral.”

Você pode conferir a lista e o funcionamento das atividades extracurriculares aqui. Os profissionais que coordenam estas oficinas são, na sua maioria, professores da Escola. Todos são qualificados e experientes nas disciplinas que ministram.

As atividades extracurriculares são espaços de integração onde o estudante vai desenvolver curiosidade e interesse pelo aprendizado. As turmas acabam se misturando gerando um espaço fértil para o nascimento de novas amizades. Colegas de diferentes turmas podem acabar se encontrando em uma aula de patinação artística, ou jiu-jitsu, por exemplo.

A diversidade de experiências corporais, manuais, intelectuais e cognitivas traz para a criança e o adolescente o conhecimento sobre quais são os seus próprios interesses, acúmulos que o acompanharão para o resto da vida.

Confira a galeria de fotos da primeira semana.