Incêndios na Amazônia entram sala adentro

Os incêndios de floresta na Amazônia, cujas imagens estão há semanas em todos os jornais, TVs e sites informativos do mundo, entraram salas adentro.

O tema vem suscitando posicionamento dos mais variados. Ele vem sendo também abordado em várias disciplinas e várias turmas da Escola da Ilha.

Os alunos do 2º ano do Fundamental, que haviam escolhido o nome de Guardiões da Amazônia, debateram o tema, já que o desmatamento e as queimadas ameaçam os animais e os humanos. Leiam aqui o relato do trabalho da turma.

Os alunos do 6º ano, que estudam os solos, viram nas queimadas uma das ameaças ao solo e à sobrevivência do planeta. Os alunos do 7º ano, que, nas aulas de artes visuais, estavam trabalhando a flora amazônica, debateram o tema e decidiram reorientar seu trabalho para a questão do desmatamento. Os alunos da 1ª série do Ensino Médio iniciaram uma discussão sobre o que fazer a respeito. E em muitas das aulas de geografia e de outras disciplinas, o assunto vem sendo abordado.

Não convém à Escola nenhum dos extremos:  esconder um problema real, que está em todas as telas de TV e celular, ou, ao contrário, deixar acontecer discussões sem fundamentação em dados e fatos reais, sem pesquisa e reflexão.

Por esta razão, no dia 05 de setembro, dia da Amazônia, a equipe pedagógica selecionou algumas fontes de informação para que os alunos possam fundamentar as suas pesquisas.

Compartilhamos aqui algumas destas fontes, para que, como nossos alunos, toda a comunidade escolar possa também participar do debate de forma documentada e fundamentada.

Dentre os institutos que estudam a região e acompanham o desmatamento, deve-se citar o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – e o IMAZON –  instituto não governamental de pesquisa sobre a Amazônia sediado em Belém. Estes  institutos são a fonte mais completa de dados sobre o tema:

Três artigos da revista digital Nexo recheados com dados sobre o tema:

Há também galerias de fotos e artigos de análise sobre a questão que merecem ser citados:

Selecionamos, também, alguns chamados de lideranças ambientais, indígenas, religiosas e sociais sobre a Amazônia.