A Escola da Ilha vai implantar o Novo Ensino Médio de forma plena em 2022, com a 1ª série. Duas novidades serão introduzidas.
Todos os alunos têm um tronco comum de formação geral básica, obrigatório, e optam por um dos dois itinerários formativos previstos.
No tronco comum, de formação geral básica, ha um conjunto de matérias obrigatórias, que somam 26 horas aula: matemática (incluindo um núcleo investigativo em matemática), língua portuguesa, literatura, inglês (1ª língua), física, química, biologia, história, geografia, educação física. Este núcleo inclui também uma hora semanal destinada à prática argumentativa, que envolve a prática de redação, mas também todas as demais disciplinas.
Na Escola da Ilha, três disciplinas optativas para a BNCC – Base Nacional Comum Curricular – foram adotadas como obrigatórias: filosofia, sociologia e espanhol (2ª língua estrangeira).
Este tronco comum totaliza, assim, 29 horas semanais. Se os alunos tem alguma prática de esportes fora da Escola, sob supervisão de um profissional de educação física ou alguma federação esportiva, eles podem pedir dispensa das aulas na Escola, desde que tragam uma avaliação bimestral de frequência e desempenho.
Os dois itinerários formativos têm, cada qual, 6 horas semanais:
- Ciências da natureza, com 3 componentes: observação dos fenômenos biológicos, análise e investigações químicas, oficina de física investigativa;
- Linguagens e humanidades, com 4 componentes: oficina de literatura, criação e estudo de artes, análises historiográficas, observatório geográfico.
A 1ª série de 2021 já foi organizada com uma versão transitória deste Novo Ensino Médio e permanecerá com a mesma estrutura em 2022. O tronco comum é o mesmo, mas os alunos alternam entre os dois itinerários formativos, tendo contato com ambos.
Acesse aqui a grade horária do tronco comum e dos itinerários formativos.