, , , ,

Arte na Ilha dia 1: os heróis também sentem medo

O palco do Arte na Ilha está vazio, a plateia lota a quadra e o medo de subir aos holofotes troca de lugar com a coragem dos artistas do Infantil 2. “Todos os heróis são corajosos, mas às vezes eles têm medo”, explica Catarina Girardi do 1ºC. “Quando eles têm medo, eles respiram fundo e conseguem fazer tudo que eles quiserem”. As temáticas abordadas neste primeiro dia de apresentações são diversas, mas a bravura dos estudantes é o legado deixado pelos pequenos para o grande público.

Confira as fotos e o vídeo do primeiro dia. Nos próximos dias teremos mais duas publicações referentes ao segundo e terceiro dia de programação.

, , , , , , ,

Arte na Ilha: veja o programa, de 22 a 24/11

O Arte na Ilha inicia na próxima quarta-feira (22), trazendo teatro, artes visuais, música e cinema para todas as idades. O evento tradicional da Escola da Ilha faz a união entre expressões artísticas e o projeto pedagógico.

, ,

Olimpíadas da Escola da Ilha 2023: premiações e impacto social

Estudantes do Fundamental II ao Terceirão se reúnem nas arquibancadas para o dia de premiações das Olimpíadas da Escola da Ilha 2023. O saldo, para além dos benefícios da prática do esporte, contou também com ações solidárias de impacto para a vida de quem mais precisa. Depois das ações sociais e após o primeiro, segundo e terceiro dia de competição, chega a hora de finalizar o evento.

, , ,

Alunos de teatro na mostra de artes cênicas da UDESC

“Quando a gente descobriu que seria uma turma mais velha pensamos: Nossa! É o terceiro ano! Mas também ficamos muito empolgados para aprender”. Rafaela Amorim Rios é estudante do 9 ano B e compõe a turma de Teatro da Escola da Ilha, que participou da 1ª edição do Sala de Aula em Cena! Mostra Skholé de Artes Cênicas na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

O objetivo da mostra, conforme a universidade, é “discutir as relações entre escola e universidade, com troca de saberes culturais e artísticos das criações e processos desenvolvidos”.

Turno alternado, uma proposta pedagógica

Acorda, arruma a mochila, café da manhã, deixa o filho na escola, trabalho, busca, almoça, deixa outro filho na escola, trabalho, busca, janta, dorme e começa tudo outra vez. O trabalhador brasileiro é o 10º colocado no ranking da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) com a maior carga de trabalho do mundo. Com uma rotina média de 36 horas semanais, por vezes é difícil conciliar os horários. Optar por ensino integral, mesmo em uma rotina mais tranquila, pode trazer boas surpresas.

Manuela Sordi Fernandes do Infantil 4, Turma da Praia, conta que foi neste período que conheceu sua melhor amiga. “A Elisa veio um dia, e eu vinha todos os dias. Aí a mãe dela foi viajar e ela demorou um pouquiiiiinho para vir aqui no integral. Então a gente se encontrou, uma conheceu a outra e a gente virou amigas”. Elisa Metz do primeiro ano A, Turma da Chita, completa: “A gente brincou, foi brincando e viramos melhores amigas. A gente nunca brigou uma com a outra”.

,

Emoções: uma aula interdisciplinar do 6º na ALESC

“Hoje foi falar sobre o amor”, disse Aisha Endrews Ribeiro Da Silva, estudante do 6º ano B no auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC).

Este é um trecho do Debate Socrático, que está em sua segunda edição e envolve Filosofia, História e Língua Portuguesa. O objetivo é desenvolver a inteligência emocional dos estudantes do 6º ano. As emoções são colocadas uma frente à outra para os alunos explorarem suas coerências e contradições.