1º dia do Encontrão Cultural 2024

Os alunos se tornaram professores, cientistas, designers de jogos, atores, atrizes e lançaram até um foguete no primeiro dia do Encontrão Cultural da Escola da Ilha. As turmas do infantil ao 5º ano mostraram as últimas descobertas do ano, de forma criativa. Confira a nossa galeria de fotos:

Encontrão 2024 vem aí

O Encontrão Cultural abre seus trabalhos neste sábado, dia 29 de junho. As atividades iniciam às 9h e encerram às 11h. O Terceirão venderá comes e bebes para arrecadar fundos para a sua formatura.

Quando: 29/06/24 (Infantil ao 5º ano); 06/07/24 (6º ano à 2º série EM)
Horário: 9h às 11h.
Veja as galerias de fotos dos Encontrões de 2023: 1º dia (infantil ao 5º ano) ; 2º dia (6º ano à 2º série EM).

Muito mais que doações: confira o poema dos estudantes do 8º ano

O poema de Carlos Drummond de Andrade é interpretado pelos estudantes dos 8ºs anos e adaptado ao contexto da catástrofe no Rio Grande do Sul. A letra original de “José” estampa a solidão do indivíduo na cidade, a falta de esperança e perspectiva. A releitura em contraste traz doses de otimismo que chega com as ações de solidariedade.

Durante a festa junina, a Escola da Ilha reuniu 603,5 Kg de alimentos, 7 L de leite, 3 L de óleo e 2 L e extrato de tomate, que foram encaminhados para os atingidos através da Central Única das Favelas (CUFA).

,

Festa junina à vista

O que: Festa Junina da Escola da Ilha.
Quando: 15/06 (sábado)
Horário: 14:00 às 17:00.
Entrada (restrito aos familiares dos alunos): 1 kg de alimento não perecível, para os desabrigados do RS.

, ,

Desafio do 3º ano A: quantos animais da Mata Atlântica você conhece?

Para preservar é preciso conhecer. Por este motivo, os estudantes do 3º ano A fizeram um estudo sobre algumas das espécies da Mata Atlântica. Localizado no litoral e devido ao modelo de colonização brasileira, atualmente mais de 50% da população do nosso país ocupa este bioma. Infelizmente, apenas cerca de 27% de sua cobertura florestal original ainda está preservada (IBGE). Por ser o bioma mais ameaçado do país, é possível que algumas das espécies estudadas no 3º ano, mesmo morando em em território da Mata Atlântica, você nunca tenha visto.

A seguir, temos algumas das características destes animais estudados pela turma da professora Shell. Ao final do texto estão as respostas de quem são eles, vamos ver quantas espécies você conhece?

,

6º ANO DEBATE SOBRE ACESSIBILIDADE DA COMUNIDADE CEGA

As salas de aula dos 6º anos receberam uma visita da ACIC (Associação Catarinense para Integração do Cego) convidada pela professora Rosana Cislaghi. O grupo contribuiu com os estudos da disciplina de Ciências sobre os sentidos mostrando a importância de humanizar ainda mais o conteúdo programático. Alexandre Baggio de Ataide, Ana Rodrigues Pires, Oswaldo Bento Da Silva e Rudinei Luiz Andrade compartilharam suas vivências dando enfoque para os cegos de baixa visão, parte consideravelmente invisibilizada desta comunidade.