PALAVRAS EM MOVIMENTO

Durante o mês de junho, várias turmas da Escola (8° ano, 1ª e 2ª série do ensino médio) visitaram a exposição Palavras em Movimento, do cantor, compositor e artista multimídia, Arnaldo Antunes.

A mostra, que está presente no Museu de Artes de Santa Catarina, no Centro Integrado de Cultura, é uma viagem pelo universo das palavras e de suas múltiplas formas e representações criadas pelo artista durante décadas.

Na exposição, Arnaldo Antunes convida todos a brincar com as palavras em diferentes suportes: música, luz, resina, ferro, foto, colagem, vídeo, quadro, papel, escultura e até na forma de um carrossel. É assim que o artista revela a sua intimidade com a poesia concreta, com os movimentos artísticos como Dadaísmo e Bauhaus, assim como com a morfologia das palavras, suas figuras de linguagem e suas concepções poéticas e imagéticas.

“Gostei muito da exposição, pois nos faz enxergar a palavra além do que ela quer dizer, sugere várias interpretações e representações”, pontua Amadeu Antônio Spinello, aluno do 1° ano A.

Fã incondicional de Arnaldo Antunes, Felipe Beaux, professor de Ciências que acompanhou uma das turmas, revela: “É muito interessante a possibilidade de os alunos terem contato com os múltiplos sentidos das palavras, é um mundo novo que se abre”. Os professores Robson Gomes da Silva, de Literatura, Juliana Rabello, de Língua Portuguesa, Eliza Lodi dos Santos, de Artes Plásticas e Marco Antônio Oliveira, de Artes Cênicas também estiveram com outras turmas na exposição.

Uma das responsáveis pelas visitas guiadas e pelas atividades educativas da exposição é Pati Peccin, que fez as ilustrações dos outdoors da Escola em 2016. Junto com Sérgio da Silva Prosdócimo, artista que compõe a equipe educativa da exposição, eles incentivaram os alunos a elaborar os seus próprios cartazes e poemas. Afinal, segundo Peccin, “o legal desta exposição é ver que este processo da criação está aberto a todos”.