A difícil escolha da profissão

A difícil escolha da profissão: esse é um dos dilemas dos futuros vestibulandos.

Na verdade, esse dilema começa bem antes, em geral quando os alunos ingressam no Ensino Médio e começam a ouvir de todos os parentes, amigos dos pais e, às vezes também dos pais: “já decidiu para que vai prestar o vestibular?”

Mas é fato: em setembro, ao se inscrever para o vestibular da UFSC, todo aluno da 3ª série do Ensino Médio tem que marcar alguma das opções e, portanto, fazer uma escolha.

Para ajudá-los nessa tarefa, todo o início do ano, a Escola convida pais de alunos, ex-alunos e profissionais de diversas áreas para conversar em sala de aula com os jovens sobre a profissão que escolhera, sobre seus ofícios, sobre a rotina universitária que tiveram que seguir para chegar lá. Os palestrantes são também convidados a falar sobre as dinâmicas no dia a dia da profissão, as diferentes áreas de atuação, os desafios do mercado de trabalho na atualidade e, principalmente, a tirar as dúvidas dos alunos.

Em 2017, estiveram presentes Carolina Willemann, da área do Direito e Vinícius Bossle Fagundes, profissional de TI, pais da ex-aluna Marina Fagundes; Simone Bobsin e Áureo Mafra de Moraes, ambos jornalistas e pais da Vitória Bobsin; Luciane Bordasch, médica e mãe do aluno Thiago Bordasch; Fernando Antônio Forcellini, doutor em Engenharia Mecânica e pai da Maria Fernanda Forcellini, e também o professor de Educação Física da Escola, Bruno Soldi.

Além dos predicados específicos a cada curso, todos os profissionais ressaltaram a importância das posturas e atitudes que todo aluno deve ter como princípio básico para ser um bom profissional, entre eles: coragem e integridade; sede de conhecimento; domínio de um idioma estrangeiro; habilidades intelectuais, autoconfiança e, sobretudo, ética.

Este ano os ex-alunos Kauê Ferraz Guardini e Izumi Takimoto Schmiegelow também participaram das conversas com o Terceirão, relatando suas experiências no último ano do Ensino Médio. Neste bate papo puderam expor as suas expectativas, suas estratégias de estudo, o que foi positivo e negativo para enfrentar o ENEM e os Vestibulares e as dicas para o melhor desempenho neste ano tão importante nas suas vidas.

Além dessas palestras, os alunos da 3ª série tem também a possibilidade de participar do programa de orientação profissional do LIOP – Laboratório de Informação e Orientação Profissional da UFSC, com o qual a Escola tem parceria.