GOLES ECOLÓGICOS: 4º ano faz consumo de copos de plástico cair 43%

De gole em gole… a Escola contribui para evitar poluição e desperdício: uma campanha dos alunos do 4º ano reduz em 43% o consumo de copos de plástico nos bebedouros da Escola.

Tudo começou nas salas de aula das duas turmas do 4º ano, onde a professora Silvana Sandrini Cenci conduzia debates sobre a produção, matéria prima e consumo consciente. A turma, pensando e “matutando” sobre o tema, olhou para aquilo que mais estava presente nos lixos da escola: os copos de plástico.

A professora Silvana explica que a inquietação na sala foi geral. “Pedimos para a colaboradora Edimara, no turno da tarde, armazenar os copos usados no bebedouro do corredor de cima. No quinto dia de coleta, juntamos tudo e contamos 606 copos. Fazendo uma estimativa chegamos à seguinte conclusão: se em 1 bebedouro são gastos 606 copos por semana; Se a escola possui 5 bebedouros; e se funciona tanto no período da manhã, quanto no da tarde; Logo, 5 (bebedouros) X 606 (copos) X 2 (períodos) = 6060 copos descartados toda semana.”

O resultado impressionou. Os estudantes, então, resolveram fazer uma campanha para incentivar o uso de garrafas reutilizáveis. Eles passaram em todas as salas da escola, falando sobre a importância de reduzir o uso de copos descartáveis e apresentando informações sobre os prejuízos que eles causam ao meio ambiente. Além disso, confeccionaram uma série de cartazes criativos, que posicionaram em lugares estratégicos da escola.

O resultado chegou na semana seguinte da campanha. Para a alegria dos participantes, foram recolhidos 350 copos, “verificamos uma redução de 43% do uso de copos descartáveis após a campanha. Estes números foram expostos para que todo público escolar pudesse perceber a gravidade da situação e acima de tudo que podemos fazer diferente, sermos pessoas melhores e tornar o mundo um lugar melhor!”, explica a professora Silvana. Na próxima etapa, passarão novamente em sala anunciando os resultados, parabenizando o esforço de todos e incentivando-os a continuar usando a garrafinha.

É um grande passo em um pequeno espaço. Reutilizar é um dentre os 5 R’s da sustentabilidade. Repensar, recusar, reduzir  e reciclar são os outros 4. O consumo individual chega a ser praticamente insignificante em relação ao impacto da indústria, mas esta informação vira um detalhe muito pequeno, quando vemos que nestas ações estamos cultivando os 4 T’s da mudança: tramar ideias, tentar aplicá-las, traduzir seus resultados e transformar a realidade.