Atletas ensinam o Hóquei para os alunos do 9° ano

O Hóquei é um esporte muito conhecido internacionalmente, mas ainda pouco difundido no Brasil. Florianópolis, junto do Rio de Janeiro, são os principais pólos do esporte no país. Mateus da Silva de Souza e Nikolas Souza Santana do Floripa Hóquei Clube fizeram uma prática do esporte com os 9º anos a convite do professor Rafael Mano na aula de Educação Física. Atividades como esta, ainda mais em ano de olimpíada, fomentam o esporte e promovem a sua visibilidade.

“A gente sempre procura trazer novos jogos e modalidades para tentar diferenciar dos jogos de quadra mais comuns como futebol, handebol, basquete e vôlei”, diz o professor Rafael. “Buscamos trazer experiências novas para que eles possam se divertir com os colegas e explorar outros movimentos também”.

Tanto Nikolas quanto Mateus iniciaram no hóquei ainda no período escolar. Nikolas, olhando os jovens na quadra da Escola da Ilha, relembra os seus primeiros passos: “Quando eu estava na escola o esporte era pouco conhecido. Na sala de aula éramos três, e, com o passar do tempo, o número de interessados foi crescendo. A gente começou assim [olha para os jovens]: brincando, com dúvida, medo e vergonha, mas seguimos fazendo e a família foi abraçando”.

Este é um esporte que constrói laços fortes entre os membros de uma equipe. Muitas vezes tratada como uma família. Além disso, por ser um esporte ainda pequeno no Brasil as chances de se destacar são maiores que em outros esportes. Atletas que começam a jogar na idade escolar têm muitas chances de fazer parte da seleção brasileira.

Assim, praticar hóquei não é apenas uma forma de manter a saúde em dia. Nikolas comenta que, para estes jovens, esta pode ser a porta de entrada para uma carreira profissional. “Hoje os subs em Florianópolis e Rio de Janeiro acabam sendo uma porta de entrada para seleções e clubes. Por exemplo, o Mateus teve uma passagem na seleção brasileira”.

Independentemente dos resultados, conhecer o esporte na prática ajuda a entender as regras e ficar por dentro desta modalidade que vai estar presente nas Olimpíadas Paris 2024. Afinal, seja suando durante um jogo, ou no sofá da sala, quem não gosta de se emocionar com uma boa partida esportiva?