Turno alternado, uma proposta pedagógica

Acorda, arruma a mochila, café da manhã, deixa o filho na escola, trabalho, busca, almoça, deixa outro filho na escola, trabalho, busca, janta, dorme e começa tudo outra vez. O trabalhador brasileiro é o 10º colocado no ranking da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) com a maior carga de trabalho do mundo. Com uma rotina média de 36 horas semanais, por vezes é difícil conciliar os horários. Optar por ensino integral, mesmo em uma rotina mais tranquila, pode trazer boas surpresas.

Manuela Sordi Fernandes do Infantil 4, Turma da Praia, conta que foi neste período que conheceu sua melhor amiga. “A Elisa veio um dia, e eu vinha todos os dias. Aí a mãe dela foi viajar e ela demorou um pouquiiiiinho para vir aqui no integral. Então a gente se encontrou, uma conheceu a outra e a gente virou amigas”. Elisa Metz do primeiro ano A, Turma da Chita, completa: “A gente brincou, foi brincando e viramos melhores amigas. A gente nunca brigou uma com a outra”.

O Integral funciona no contraturno no período regular de ensino. As crianças chegam na escola durante o período matutino, fazem um almoço coletivo e permanecem na escola até suas aulas no período da tarde. Atualmente temos duas turmas, que se dividem por idade. A professora Gabriella Sousa dos Santos explica sobre esta divisão: “Toda brincadeira ajuda no desenvolvimento. E aqui ainda tem a diferença de idade. Tem atividades que são mais legais para os mais novinhos, e atividades que são mais legais para os mais velhos”. Sempre procuramos encontrar um meio termo.

O Integral 1 é regido pela professora Gabriella, que faz construção de brinquedos e outras atividades lúdicas focadas na interação social. “É legal também essa troca de turmas. porque, por exemplo, tem gente do infantil que acaba não tendo contato nenhum com o primeiro ano, mas aqui eles fazem amizade. Essas duas aqui nunca se veem, mas aqui elas são melhores amigas”.

O Integral 2 envolve estudantes dos 2º aos 5º anos. Trabalham suas habilidades com aulas de Inglês, Artes, Educação Física, jogos, brincadeiras, culinária, teatro, leitura e cuidados com a horta, onde plantam e colhem dentro da escola regidos pela professora Caroline Sant’anna de Araújo. “Esse é um tempo que garante aos estudantes maior oportunidade de conviver, de forma supervisionada e instruída, com experiências diversificadas, significativas e lúdicas com intensa socialização”, conclui a professora.

Para mais informações entre em contato com a escola através do telefone (48) 3233-5725, ou pelo e-mail escola@escoladailha.com.br