SEGUNDO SEMESTRE COMEÇOU COM NOVIDADES

O segundo semestre começou com novidades. Diante do crescimento evidente do número de casos em Florianópolis, a suspensão das aulas presenciais vem se prolongando e, progressivamente, toda a comunidade escolar vem se adaptando ao confinamento e às atividades remotas.

As dificuldades de acesso e de adaptação às plataformas de trabalho remoto foram sendo superadas devagar: cria conta no zoom, baixa aplicativo, melhora a internet, cria e-mail para o filho, atualiza a senha, fotografa o trabalho e faz upload, aprende a se encontrar ou a não se perder nas plataformas digitais e no Minhas Aulas. Os alunos e as suas famílias foram encontrando meios de organizar sua rotina e seus estudos.

Os professores também aprenderam a lidar com as diferentes ferramentas. Faz login, cria conta, grava, regrava, corrige, faz upload no youtube, escaneia documentos, faz upload e download, corta, cola, salva, deleta, entra em reunião e envia o link do Zoom, compartilha tela e quadro em branco, fecha ou abre o microfone do aluno, liga e desliga a câmera, faz chamada virtual, posta trabalho, link ou texto, corrige prova ou trabalho, abre e, não se esqueça!, participa do chat e do fórum, manda e responde recado, etc…

Nas primeiras semanas de agosto, reuniões com os pais e responsáveis de cada turma permitiram avaliar em conjunto os 4 meses de atividades remotas e debater algumas das estratégias que estávamos preparando para o segundo semestre.

As últimas semanas de julho e a primeira quinzena de agosto foi dedicada ao nivelamento dos alunos. Contatos individuais com várias famílias permitiram sanar dificuldades de várias ordens. Aqueles alunos que estavam com alguma defasagem no acompanhamento dos conteúdos trabalhados no primeiro semestre puderam recuperar as atividades e avaliações.

Reorganizamos os horários das aulas ao vivo, ampliando os horários e separando as turmas, que antes estavam unificadas. Estabelecemos, também, uma sistemática de avaliação mais próxima da que empregamos nas atividades presenciais, com trabalhos, provas, notas de participação e verificação de presença nas atividades.

Para o Infantil e o 1º ano do Fundamental, estabelecemos mais um eixo de ação: os kits pedagógicos, organizados pelos professores e distribuídos pela escola quinzenalmente. Estes kits serão uma ferramenta importante no desenvolvimento das habilidades das crianças destas faixas etárias, que têm dificuldades de permanência prolongada diante dos computadores. Eles levam, para dentro de casa, algumas das ferramentas que utilizamos nas salas de aula ou nas atividades presenciais.

No 1º, 2º e 3º ano do Fundamental, em vários horários, as turmas estão sendo divididas em 2 grupos, de forma que os professores possam acompanhar o desenvolvimento dos alunos de forma mais individualizada.

Para que nenhum aluno fique prejudicado, estamos tratando de forma diferenciada todos os casos específicos, de alunos com dificuldades de acesso ou adaptação aos recursos digitais. Para algumas famílias que não dispõem de impressoras ou equipamentos adequados, a Escola está disponibilizando todo o material das atividades pedagógicas, que os pais retiram na Escola semanalmente.

Ainda há muitas incertezas quanto à retomada das aulas presenciais. A Escola já se preparou para vários cenários e vai oferecer, até o final do ano, ensino 100% remoto para todos os alunos que optarem por esta modalidade em razão dos riscos da pandemia.