PEQUENOS GOURMETS E QUITUTES MULTIDISCIPLINARES

Matemática (proporções, pesos e medidas, multiplicação e divisão…), português (leitura e escrita de receitas), história (da avó, da mãe, dos imigrantes, das civilizações antigas), geografia e diversidade cultural (os italianos, os açorianos, os nordestinos, os camponeses…), ciências da natureza (os alimentos, os produtos para o preparo), alimentação saudável, cuidados com a saúde e o meio ambiente (os agrotóxicos, a diversidade de alimentos, os produtos frescos), respeito ao próximo, escuta, trabalho coletivo…

O projeto Pequenos Gourmets permite abordar todos estes temas e um pouco mais, o que faz o projeto ser mais do que uma rotina e uma diversão na vida dos alunos do Infantil ao 1º ano do Fundamental.

O Projeto foi idealizado há 15 anos por Madeleine de Meo Godoy, atual coordenadora do Infantil ao 5º ano, quando era ainda professora do Infantil.

A cada 15 dias, os alunos produzem alguma receita, trazidas de casa por algum aluno ou combinadas com a professora. A receita pode ser inspirada pelo projeto pedagógico que deu nome à turma – “empanado de mamute”, “arroz do faraó”, “sukiaki” – ou uma receita obtida com uma avó ou com os pais, típica da história da família, reveladora de sua origem.

Os alunos aprendem a origem da receita, se vestem de chefs, dividem as tarefas e põem a mão na massa. Uma única coisa não lhes é permitida: chegar perto do fogão na hora de assar o bolo ou cozinhar o arroz. Feita a receita, é hora de degustação… Muitas vezes, a quantidade de alimentos é maior do que a turma consegue consumir e eles saem oferecendo a sua produção escola afora, para alegria dos outros alunos, dos professores e funcionários.

No final do ano, cada turma publica seu livro de receitas, em noite de autógrafo e… mais degustação.

Vejam algumas das fotos do lançamento da coleção Pequenos Gourmets de 2017, que aconteceu dia 06 de dezembro.

Vejam também: