O ovo paraquedista

Algumas pessoas diriam “parece brincadeira, mas é coisa séria”, mas por que não aprender brincando? Nas aulas de física, o professor Alan dos Santos propôs um desafio: lançar um ovo de galinha do segundo andar sem que ele quebre ao encostar no chão. Para isso foi necessária a construção de um aparato usando conceitos da física.

Em um primeiro momento deste experimento o ovo é lançado de uma grande altura em queda livre, que didaticamente se estilhaça no chão. Recomendamos o uso de uma lona para facilitar na limpeza. Este tempo de queda é medido pelos participantes com um cronômetro para depois comparar os dados com o uso do aparato. A diferença no tempo de queda com o uso do paraquedas representa o quanto dessa energia, que fez explodir o ovo em queda livre, foi dissipada. Este experimento serve para estudar no itinerário de física assuntos como gravidade, resistência do ar e dissipação de energia mecânica.

Rocco Rampinelli, 1º ano EM B, “A gente usou algumas bexigas e um saco como se fosse um paraquedas. Usamos palitos de churrasco para a estrutura. A gente fez isso para fazer mais resistência no ar, já que, sinceramente, a nossa base para amortecer a queda não era muito boa.” Kauan Gonçalves, 1º ano EM B, complementa: “A gente também botou um elástico sobre o ovo para ele não rolar e não cair.” Felizmente a equipe conseguiu explorar bastante o atrito, e fez o ovo cair em uma velocidade segura.

Estas atividades costumam animar os estudos teóricos. Ainda que não seja sua área de principal vontade, o estudante tem ali uma possibilidade de descobrir um novo interesse. “Física eu acho um pouquinho cansativo, precisa fazer muita conta, decorar muitas fórmulas, mas, de certa forma, no experimento eu acho que foi divertido.” conclui Rocco.

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