https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2018/04/DSC03471.jpg
1944
2592
DANILO PRADO GARCIA FILHO
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif
DANILO PRADO GARCIA FILHO2018-05-31 16:51:352019-04-01 22:42:429° ANO: ACELERA, BOLINHA!
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2018/04/home-arqueologia-1.jpg
1205
1840
Carolina Coral
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif
Carolina Coral2018-04-20 13:05:132019-04-01 22:11:365° ANO TEM AULA EXPERIMENTAL DE ARQUEOLOGIA
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2018/05/HomeMarque6o.jpg
2205
2045
DANILO PRADO GARCIA FILHO
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif
DANILO PRADO GARCIA FILHO2018-05-28 09:13:542018-12-26 21:19:036° ANO E OS POVOS DO LITORAL CATARINENSE
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2018/04/Home-1.jpg
2126
1103
Carolina Coral
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif
Carolina Coral2018-04-19 17:10:422018-12-26 21:22:07MATEMÁTICA NA PRÁTICA: os teodolitos da 2ª EM
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2018/03/capsula.png
1274
866
Carolina Coral
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif
Carolina Coral2018-03-21 23:07:002018-12-26 21:11:46ENVIAR MENSAGENS PARA O FUTURO, PARA APRENDER HISTÓRIA
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2018/03/Cruz-e-Sousa.png
1078
854
Carolina Coral
https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/spacer.gif
Carolina Coral2018-03-18 21:44:202018-12-26 21:08:12CRUZ E SOUSA, ALÉM DA POESIA
Scroll to top
9° ANO: ACELERA, BOLINHA!
31/05/2018Bola de gude, tubo de cartolina e cronômetro: basta isso para visualizar e entender o movimento, a velocidade e a aceleração. “A minha ideia é que teoria e prática estejam aliadas para o conteúdo ter significado”, explica o professor de Física Fábio Raimundo, que realizou um experimento sobre aceleração com o 9º ano.
5° ANO TEM AULA EXPERIMENTAL DE ARQUEOLOGIA
20/04/2018Para estudar a pré-história, os humanos desenvolveram uma área científica importante: a arqueologia, que busca por todos os cantos vestígios da presença humana nos tempos antigos. Os alunos do 5º ano puderam, numa aula prática com maquete, simular uma escavação arqueológica e descobrir réplicas de objetos pré-históricos. A iniciativa foi da mãe da aluna Luana Brochier, do 5º A, Tatiana Fernandes, em conjunto com a professora de História Ana Paula Sant’Anna.
6° ANO E OS POVOS DO LITORAL CATARINENSE
28/05/2018“Visualizar o conteúdo estudado em sala de aula sobre os primeiros povoamentos do litoral catarinense: para isso, fomos com o 6º ano ao Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE).”, explica a professora de História da Escola da Ilha Gabriela Pohlmann. O Museu apresenta sítios pré-coloniais e pós-coloniais das populações guarani e jê, suas escrituras rupestres, oficinas líticas, urnas funerárias e diferentes tipos de artefatos e adornos.
MATEMÁTICA NA PRÁTICA: os teodolitos da 2ª EM
19/04/2018Triângulos, lados e ângulos: é disso que trata a trigonometria. É com a trigonometria que topógrafos, geógrafos, engenheiros e arquitetos determinam nossa localização, medem o comprimento das estradas, a altura de um prédio, definem o cumprimento de uma escada, a altura de um telhado… É também com ela que os navegadores desbravaram os mares e chegaram ao Brasil… achando que estavam nas Índias. Para entender isso, nada melhor do que construir seus próprios teodolitos, os instrumentos para medir ângulos. Essa foi a proposta feita para a 2ª série do ensino médio pelo o professor de matemática David Francez. É a matemática na prática.
ENVIAR MENSAGENS PARA O FUTURO, PARA APRENDER HISTÓRIA
21/03/2018Enviar mensagens para o futuro, para aprender história… Em 2021, no final do 9º ano, os alunos que estão hoje no 6º ano, abrirão uma cápsula onde colocaram uma carta escrita para eles mesmos e alguns objetos pessoais. Leiam mais sobre o projeto “Capsula do Tempo”…
CRUZ E SOUSA, ALÉM DA POESIA
18/03/2018Este ano, as duas turmas do 4º ano escolheram a vida do poeta Cruz e Sousa, negro, filho de alforriados, que se tornou um dos expoentes da poesia simbolista que surge no final do século XIX. “Os alunos conheceram pesquisaram a sua biografia e se envolveram principalmente com as questões relacionadas à discriminação social vivida por ele”, ressalta a professora Silvana Cenci, de Estudos Sociais.