Nó da amizade: o 1º EF C descobre o escotismo

A turma dos Escoteiros (1º ano C) recebeu a visita dos escoteiros Felipe Sant’anna e Maria Clara da Silva. Eles, também estudantes da Escola da Ilha (1ª série B do E. Médio), ensinaram aos pequenos o primeiro nó do escotismo: o nó da amizade. Você pode conferir um tutorial nas fotos desta notícia. Ele tem esse nome porque é mais fácil de ser feito com um amigo, do que sozinho.

Esta aventura no escotismo começou depois da turma assistir o filme “Up”. A história é protagonizada pelo escoteiro Russel tentando conquistar seu distintivo ao ajudar o Sr. Carl, um idoso. A turma se encantou com o uso dos distintivos e com a possibilidade de ter um símbolo de reconhecimento e mérito.

Assim o 1º ano C se tornou a turma dos Escoteiros. O primeiro distintivo a ser desenvolvido em aula é o da amizade.

Felipe Sant’anna explica que o nó da amizade é feito entre quem o faz e quem o recebe: “Normalmente se faz no lenço do escoteiro. Quando a pessoa faz acontece um pacto de amizade entre a pessoa que fez e a pessoa que está com o lenço. Eventualmente vai ter que tirar alguma hora, mas tem que ser tirado pela pessoa que fez o nó.”

A professora Samara Gauer já vê a turma, no início do ano com muitos alunos novos, colhendo os frutos desse aprendizado.“Esperar a vez de falar, respeitar os colegas, olhar de forma mais acolhedora uns com os outros e desenvolver afeto e carinho fazem eles se enxergarem não apenas como colegas, mas também como amigos. Mais adiante trabalharemos com os pequenos ajudando os animais, em casa, a natureza, além de outros temas. Serão ao menos 5 distintivos entregues até o fim do ano para toda a turma.”

Ouçamos alguns dos alunos…
Nicolas: “A gente aprendeu a dar nó, sobre os distintivos como que são e aprendeu sobre as raridades. Para ganhar um distintivo é preciso ajudar os animais, os amigos e fazer bastante coisa.”

Pietro: “Muito legal. É não aprendi muito bem a dar o nó da amizade, mas tá tudo bem.”

Iara: “A gente tentou fazer algumas brincadeiras, mas não deu porque tava chovendo. E eles ensinaram para a gente a fazer o nó da amizade. É um nó que não é tão fácil de desfazer, igual a amizade.”

Caco: “Eu aprendi o nó da amizade e eu adorei. Eu adorei eles. Eles são muito legais. Eu espero que eles venham de novo.”