FÍSICA: TEORIA E PRÁTICA

“Na Física, teoria e prática precisam caminhar juntas”, afirma Fábio Raimundo, professor de Física da Escola da Ilha.

O primeiro contato dos alunos com a disciplina de Física é no 9° ano, e nessa fase eles são preparados para os desafios do ensino médio.

“Antigamente, os alunos travavam o primeiro contato com a Física apenas no primeiro ano do ensino médio, por isso chegavam sem nenhuma base. Eles tinham muita dificuldade em assimilar o conteúdo, o que terminava por desestimular a maioria”, explica Fábio.

Para romper o medo das turmas do 9º ano com relação à nova disciplina, o professor começou a associar às teorias de física algumas atividades práticas. Os alunos foram divididos em grupos para realizar os experimentos sobre diversos fenômenos físicos e, após as observações, eles responderam a um questionário e cada equipe compartilhou o que observou.

“Percebi pontos de dificuldades dos alunos durante as aulas teóricas, que foram desvendados pelas práticas. Por exemplo, em óptica, fizemos um experimento para visualizar como se identifica a cor de um corpo”, explica Fábio. Os alunos também tiveram acesso ao Laboratório Virtual de Física da Universidade de São Paulo e visualizaram pela web alguns experimentos de mecânica, calorimetria, óptica e ondas eletromagnéticas.

“Estava um pouco nervosa no primeiro contato com a matéria nova de Física, mas foi mais fácil do que eu imaginava, pois estamos aprendendo uma Física voltada para o cotidiano”, reflete Clara Bittencourt Lopes do 9° ano B. Ela acrescenta: “Um dia desses, eu e minhas amigas começamos a pensar na quantidade de coisas do nosso dia a dia que estão ligadas à Física: a televisão, o computador, o celular, a luz…”.

“O jeito que o professor Fábio explica é muito bom: descontraído, divertido e inteligente, eu realmente consigo aprender o conteúdo”, afirma Rafael Badke Veiga do 9° ano A.

“Para que o aluno goste da disciplina, é fundamental que o professor faça a ponte entre a teoria e a prática, pois somente assim o estudante compreenderá a importância de aprender sobre a Física”, conclui o professor Fábio.

Veja as fotos dessas atividades aqui.