“JÁ DECIDIU QUE FACULDADE QUER FAZER?”

No final do 9º ano, antes mesmo de entrar no Ensino Médio, os alunos começam a ouvir uma pergunta que vai persegui-los ao longo de pelo menos 3 anos: já escolheu o curso para o vestibular?

Este ano, para auxiliar na escolha, os alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio da Escola estiveram na primeira edição do Parque das Profissões, realizado no dia 29 de agosto, na Universidade Estadual de Santa Catarina, no qual foram apresentados os 58 cursos de graduação da UDESC.

Carolina Girotto, da 3ª fez um balanço da visita:“o Parque das Profissões ajudou a ter uma ideia mais clara do que você irá estudar em cada curso. A princípio, eu desejava fazer o curso de Química, mas depois de saber que as disciplinas são mais focadas em física e química, desisti desta opção. Gostei de saber sobre os cursos oferecidos em outros câmpus da UDESC, como o de Medicina Veterinária, em Lages, e o de Engenharia Química, em Pinhalzinho. Além disso, outros cursos me chamaram a atenção e despertaram o meu interesse, como o de Administração da ESAG e o de Economia.

Antes do Parque das Profissões, eu tinha foco apenas na Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação, mas me surpreendi com o curso de Design e a ponte que faz com o curso de Engenharia, unindo estética com funcionalidade, revelou Lucas Meirelles, também da 3ª série.

Já Ian Schmiegelow, Juan Amorim e Helder Michielin, da 2ª série, estão focados nos cursos de engenharia e pretendem fazer universidade no exterior. Mesmo assim curtiram o evento. “Foi muito legal saber mais sobre diferentes cursos por meio dos banners expostos e tirar as dúvidas com os alunos dos cursos lá presentes, destaca Ian.

Nós queremos fazer Engenharia de Controle e Automação, pois é um curso que tem se expandido muito em função das revoluções das máquinas e da inteligência artificial,pontua Juan. Entretanto, até o evento não sabíamos que não tinha este curso na Udesc, mas aproveitamos para conhecer as outras engenharias e assistir as apresentações das bandas, ressalta Helder.

Os alunos obtiveram também informações sobre as formas de ingresso à Universidade, como vestibular e o SISU, sobre as possibilidades de bolsas e de intercâmbios oferecidas pela instituição.

O dilema é complexo para os adolescentes. Na Escola da Ilha, trabalhamos com dois objetivos básicos: dar elementos para ajudar os alunos na escolha, sem aumentar a pressão à qual se sentem submetidos muitos dos alunos. Entre outras iniciativas, no início de cada ano letivo, os alunos da 3º série tem encontros com profissionais de diversas áreas, que relatam sua vida universitária e explicam a sua profissão.