Do Terceirão à universidade: como escolher um curso universitário?

A coordenação da Escola da Ilha organiza durante as primeiras semanas de aula uma série de palestras com profissionais de diversas áreas para conversar com os vestibulandos do Terceirão. Em 2024, pais e ex-alunos compartilharam suas experiências e tiraram dúvidas destes jovens que iniciam esta longa jornada.

Tirar dúvidas com quem trabalha na área acaba dando um norte nesta caminhada. Bernardo Nunes, 3ª série EM, conta que até o momento pensa em se inscrever para Ciências da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Tirar dúvida sobre a profissão, o curso e como estes profissionais chegaram onde estão hoje é bem importante para a gente conseguir entender o que a gente vai querer fazer, e como a gente vai conseguir fazer isso”.

A arquiteta Catherine Werlich Wanka foi uma das convidadas da escola. “É sempre um prazer poder participar com os alunos deste momento, porque eu já passei por isso. Por trabalhar no mercado de trabalho, gosto de falar como é esta luta diária de ser empresária e trabalhar na profissão que eu escolhi, pois muitos acabam mudando de área”.

Uma forma de saber qual curso escolher é analisar as áreas que sempre lhe vão melhor na escola. Entretanto, como conta Bernardo, este não é o único peso a se colocar nesta balança. “Foi pesquisando profissões que gostaria de trabalhar que encontrei um vídeo de um programador contando sobre sua profissão. Foi ali que me interessei e passei a buscar mais sobre.”

Para Isabella Pereira Higashi, 3ª série EM, a escolha foi um pouco diferente: “Vi a lista de cursos, o conteúdo programático, quanto tempo ficaria em cada um, piso e teto salarial, entre outras coisas que envolviam os cursos que me interessavam. Com base nisso, tive que começar a olhar para dentro, tentar entender como eu funciono. Se eu realmente gostaria de seguir esta área, se eu consigo me ver fazendo isso no futuro”.

Isabella está se preparando para fazer Direito. Tanto ouvindo profissionais, quanto explorando os currículos dos cursos de interesse, conhecer a área de interesse é fundamental. Não há mistério, é preciso estudo. Principalmente para saber em qual curso se dedicar na universidade.