Desafio do 3º ano A: quantos animais da Mata Atlântica você conhece?

Para preservar é preciso conhecer. Por este motivo, os estudantes do 3º ano A fizeram um estudo sobre algumas das espécies da Mata Atlântica. Localizado no litoral e devido ao modelo de colonização brasileira, atualmente mais de 50% da população do nosso país ocupa este bioma. Infelizmente, apenas cerca de 27% de sua cobertura florestal original ainda está preservada (IBGE). Por ser o bioma mais ameaçado do país, é possível que algumas das espécies estudadas no 3º ano, mesmo morando em em território da Mata Atlântica, você nunca tenha visto.

A seguir, temos algumas das características destes animais estudados pela turma da professora Shell. Ao final do texto estão as respostas de quem são eles, vamos ver quantas espécies você conhece?

  • 1. Maria Ozorio conta que este animal se alimenta de cobras, lagartos e morcegos. Vive aproximadamente 30 anos e mede entre 46cm e 56cm de comprimento. Faz seus ninhos em cavidades de árvores. Vive solitário e costuma cantar ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece a partir da união do macho e da fêmea, produzindo até 3 ovos.
  • 2. Nícolas Reis, Valentina da Silva e Marcos Vieira contam que este animal se alimenta de presas alongadas sem patas e outras de sua espécie. Vive em torno de 15 a 30 anos. Tem corpo longo e fino coberto de listras coloridas que intercalam preto, vermelho e branco. No outono e inverno ocorre o acasalamento entre macho e fêmea. São ovíparos e podem colocar de 2 a 12 ovos por ninhada.
  • 3. Olivia Higashi conta que este animal come frutas, insetos e folhas. Tempo de vida em torno de 15 a 17 anos. Vivem em grupos no alto das árvores, e nascem cerca de 2 filhotes por gestação.
  • 4. Antônio Signoretti, Joana Biz, Gabriel Gutterres e Marcos Vieira contam que este animal é carnívoro, come aves, mamíferos, peixes, caramujos e crustáceos. Vive aproximadamente 50 anos. Ele é um réptil, tem escamas, aquático e terrestre, noturno, pode chegar aos 3 metros de comprimento, focinho curto e pode ficar sem comer por 1 ano inteiro. A fêmea coloca em média de 20 a 35 ovos no ninho. A temperatura do ninho entre 29º e 31º só nascerão fêmeas. Acima de 33º só nascerão machos.
  • 5. Luís Dutra conta que este animal é onívoro, come de tudo, insetos, aves, roedores, anfíbios, ovos de diversas espécies, frutas, folha, carniça e outros da sua espécie. Vive aproximadamente 15 anos. Esta espécie é a maior do continente e pode atingir até 1,2 metros de comprimento. Sua reprodução ocorre ao final da estação seca. O tamanho da ninhada é de cerca de 30 ovos, que eclodem após 60 a 40 dias de incubação.
  • 6. Arthur Coelho e Valentina da Silva contam que este animal se alimenta de frutas, insetos e pequenos invertebrados. Vive cerca de 37 anos e tem 39cm. De cor azul e preta, constroem o ninho no alto das árvores entre outubro e março. Várias fêmeas podem botar os ovos em um mesmo ninho. É um animal muito inteligente. Produz até 14 tipos de sons.
    Maia Marcos, Pedro dos Santos, Gabriel Gandra e Valentina da Silva contam que esta espécie come vegetação aquática e rasteira, cascas e frutas. Vive de 15 a 20 anos. São animais semi aquáticos de 60 cm de altura e 130 cm de comprimento. São os maiores roedores do mundo. Tem um corpo robusto e musculoso, podendo chegar a 80 kg vivendo em bando. A gestação dura aproximadamente 5 meses e nascem em média três filhotes.
  • 7. Lívia Amandio e Sofia Andrade contam que este animal se alimenta de peixes, crustáceos, anfíbios, mamíferos pequenos, aves e moluscos. Pode viver até 20 anos. São semi aquáticos e carnívoros, têm pernas curtas, cauda longa, cabeça pequena e pelo marrom. A reprodução acontece na primavera, sua gestação dura cerca de 56 dias e a fêmea dá à luz a 2 ou 3 filhotes em média.
  • 8. Lucy conta que este animal é onívoro e se alimenta de frutos, animais invertebrados, como insetos e caranguejos e animais vertebrados incluindo aves, peixes, répteis, roedores, tatus e gambás. Mede cerca de 62 cm, e pode pesar até 8 kg. Tem coloração mais clara no dorso e patas dianteiras em cinza prateado com pelagem muito densa e possui uma linha preta do topo da cabeça até a cauda. A reprodução ocorre uma vez ao ano. Após gestação de 55 a 60 dias, a mãe dá a luz uma ninhada de 1 até 8 filhotes.
  • 9. Lucas Dias conta que este animal come pequenos insetos, como formigas e cupins. Mais ativo durante a noite e durante o ano pode ter até 2 gestações.
  • 10. Cauê Carqueijo conta que este animal se alimenta de mamíferos, aves e répteis. Vive aproximadamente 25 anos. Mede até 66 cm e pesa até 1,1 kg. Tem um penacho na cabeça em forma de coroa. Sua cor é marrom escuro. A fêmea bota em média 2 ovos e os filhotes saem do ninho em 90 dias.
  • 11. Daniela Lima e Alexandre Ventura contam que este animal se alimenta de insetos, camundongos e pequenos répteis. Tempo de vida de 9 anos. Faz seus ninhos em buracos feitos no solo, onde colocam de 4 a 8 ovos, que eclodem em até 25 dias. De porte pequeno, possui uma cabeça redonda e sobrancelhas brancas longas. O macho é ligeiramente maior e mais claro.
  • 12. Lucca Springer conta que este animal aquático se alimenta basicamente de algas. Vivem no sul e sudeste do Brasil, e, se não for pescada, vive aproximadamente 6 anos. No sul do Brasil se reproduz entre maio e agosto.
  • 13. Pietra Peres conta que este animal se alimenta de invertebrados e roedores. Vive cerca de 13 anos. Pesa de 2 a 6 kilos. O tempo de gestação dura em torno de 80 dias com 1 ou 2 filhotes.

E aí? Já sabe todos? Confira o gabarito abaixo e compartilhe com a gente quantos você acertou!

01 – Acauã; 02 – Cobra Coral; 03 – Sagui; 04 – Jacaré de Papo Amarelo; 05 – Teiú; 06 – Gralha Azul; 07 – Capivara; 08 – Lontra; 09 – Graxaim do Campo; 10 – Tamanduá Mirim; 11 – Gavião Pega Macaco; 12 – Coruja Buraqueira; 13 – Tainha; 14 – Maracajá Peludo

Comentários