Os alunos do 6º ano A realizaram uma visita à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) para entender melhor o surgimento do sistema político governamental, tema abordado nas disciplinas de História e Filosofia.
Lorenzo de Amorim, 6º ano A: “Primeiro, a gente deu a volta, chegou na câmara, onde fizemos o debate. Depois, vimos uma maquete e alguns quadros sobre deputados e mulheres importantes para a história.”
Maria Eduarda Rossi, 6º ano A: “É lá que decidem as leis de Santa Catarina.”
Lorenzo de Amorim, 6º ano A: “A experiência foi bem legal, mas também um pouco tensa, porque nunca tinha ido a um lugar tão importante.”
Além de conhecerem o local onde são decididas as leis estaduais, os estudantes participaram de um debate, chamado debate socrático, com o intuito de desenvolver a inteligência emocional.
Maria Eduarda Rossi, 6º ano A: “Nos organizamos em grupos de 2 ou 3 pessoas, e cada grupo defendia uma emoção. A minha era o entusiasmo. Contra a desmotivação, a gente comentou que o entusiasmo é a motivação que te faz seguir em frente na vida.”
Lorenzo de Amorim, 6º ano A: “A minha emoção foi o tédio. A gente debateu sobre como o tédio pode ser positivo no nosso cotidiano. O tédio serve para, quando você está muito cansado, ficar em casa sem fazer nada. A gente costuma pensar que o sentimento bom sempre vai ganhar, mas nem sempre é assim.”
Maria Eduarda Rossi, 6º ano A: “Isso aconteceu entre a tristeza e a alegria. E a tristeza ganhou. Para mim, isso significa que todas as emoções são importantes.”
Lorenzo de Amorim, 6º ano A: “Se a gente não tivesse várias emoções, seríamos como robôs, programados para falar sempre a mesma coisa. Mas com as emoções, a gente pensa e fala o que sente no momento.”
Maria Eduarda Rossi, 6º ano A: “Valorizar todas as emoções é importante para vivermos melhor. Se você for só alegre e, quando algo triste acontece, se esforça para continuar alegre, isso pode gerar um peso na consciência. Não faz sentido.”
Os alunos do 6º ano A realizaram uma visita à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) para entender melhor o surgimento do sistema político governamental, tema abordado nas disciplinas de História e Filosofia.
Lorenzo de Amorim, 6º ano A: “Primeiro, a gente deu a volta, chegou na câmara, onde fizemos o debate. Depois, vimos uma maquete e alguns quadros sobre deputados e mulheres importantes para a história.”
Maria Eduarda Rossi, 6º ano A: “É lá que decidem as leis de Santa Catarina.”
Lorenzo de Amorim, 6º ano A: “A experiência foi bem legal, mas também um pouco tensa, porque nunca tinha ido a um lugar tão importante.”
Além de conhecerem o local onde são decididas as leis estaduais, os estudantes participaram de um debate, chamado debate socrático, com o intuito de desenvolver a inteligência emocional.
Maria Eduarda Rossi, 6º ano A: “Nos organizamos em grupos de 2 ou 3 pessoas, e cada grupo defendia uma emoção. A minha era o entusiasmo. Contra a desmotivação, a gente comentou que o entusiasmo é a motivação que te faz seguir em frente na vida.”
Lorenzo de Amorim, 6º ano A: “A minha emoção foi o tédio. A gente debateu sobre como o tédio pode ser positivo no nosso cotidiano. O tédio serve para, quando você está muito cansado, ficar em casa sem fazer nada. A gente costuma pensar que o sentimento bom sempre vai ganhar, mas nem sempre é assim.”
Maria Eduarda Rossi, 6º ano A: “Isso aconteceu entre a tristeza e a alegria. E a tristeza ganhou. Para mim, isso significa que todas as emoções são importantes.”
Lorenzo de Amorim, 6º ano A: “Se a gente não tivesse várias emoções, seríamos como robôs, programados para falar sempre a mesma coisa. Mas com as emoções, a gente pensa e fala o que sente no momento.”
Maria Eduarda Rossi, 6º ano A: “Valorizar todas as emoções é importante para vivermos melhor. Se você for só alegre e, quando algo triste acontece, se esforça para continuar alegre, isso pode gerar um peso na consciência. Não faz sentido.”