Alunos brilham nos tabuleiros

Nossos estudantes Luiza Lessing (7º ano A) e Bernardo Lalane (6º ano A) subiram ao pódio do FENAC organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Luiza ficou em 2º lugar na categoria Clássico Sub-12 Feminino e Bernardo em 3º no Brasileiro Clássico Sub-12. Foram 5 dias de competição, reunindo mais de 300 enxadristas em Natal, Rio Grande do Norte.

Luiza Lessing conta um pouco melhor sobre como tudo isso começou: “O início dos meus estudos de xadrez foram nas aulas extracurriculares da Escola. Os professores notaram que eu estava me soltando bastante e fizeram a proposta de eu ir para a equipe de alto rendimento. O evento foi divertido, fui com a minha mãe. Eu e o Bernardo compomos a mesma equipe de xadrez”.

O ingresso de Bernardo Lalane já foi diferente. “Eu entrei bem depois dela, ela entrou com 5 anos. Eu entrei no ano passado. Uma amiga que fazia xadrez aqui na Escola os recomendou para mim. Eu fui lá fazer a avaliação, eles avaliaram para eu entrar direto na equipe de alto rendimento e comecei a treinar ali.”

A dupla treina ao menos 1 hora por dia, com o uso de aplicativos que auxiliam os estudos e fazem aulas presenciais no Estreito. Além disso, se ganharem pontos suficientes no aplicativo de estudos durante a semana, poderão treinar com um jogador profissional.

O evento é uma forma de fomentar o esporte entre crianças e jovens. O Festival Nacional da Criança (FENAC) da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) tem como objetivo declarar os campeões brasileiros em suas categorias e nos naipes absoluto e feminino. A competição define os representantes oficiais e habilitados a participar dos campeonatos Sul-americanos, Pan-americanos e Mundiais de xadrez.

Na Escola temos aulas de xadrez para estudantes do 1º ao 5º ano. As aulas fazem parte do programa das disciplinas extracurriculares. Os encontros acontecem na biblioteca às sextas-feiras com a professora Carol.

RANKING

Campeonato Brasileiro Clássico Sub-12