Debatendo Emoções e Leis: O 6º ano ocupa a ALESC

Os alunos do 6º ano A realizaram uma visita à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) para entender melhor o surgimento do sistema político governamental, tema abordado nas disciplinas de História e Filosofia.

Lorenzo de Amorim, 6º ano A: “Primeiro, a gente deu a volta, chegou na câmara, onde fizemos o debate. Depois, vimos uma maquete e alguns quadros sobre deputados e mulheres importantes para a história.”

Maria Eduarda Rossi, 6º ano A: “É lá que decidem as leis de Santa Catarina.”

Lorenzo de Amorim, 6º ano A: “A experiência foi bem legal, mas também um pouco tensa, porque nunca tinha ido a um lugar tão importante.”

Além de conhecerem o local onde são decididas as leis estaduais, os estudantes participaram de um debate, chamado debate socrático, com o intuito de desenvolver a inteligência emocional.

Maria Eduarda Rossi, 6º ano A: “Nos organizamos em grupos de 2 ou 3 pessoas, e cada grupo defendia uma emoção. A minha era o entusiasmo. Contra a desmotivação, a gente comentou que o entusiasmo é a motivação que te faz seguir em frente na vida.”

Lorenzo de Amorim, 6º ano A: “A minha emoção foi o tédio. A gente debateu sobre como o tédio pode ser positivo no nosso cotidiano. O tédio serve para, quando você está muito cansado, ficar em casa sem fazer nada. A gente costuma pensar que o sentimento bom sempre vai ganhar, mas nem sempre é assim.”

Maria Eduarda Rossi, 6º ano A: “Isso aconteceu entre a tristeza e a alegria. E a tristeza ganhou. Para mim, isso significa que todas as emoções são importantes.”

Lorenzo de Amorim, 6º ano A: “Se a gente não tivesse várias emoções, seríamos como robôs, programados para falar sempre a mesma coisa. Mas com as emoções, a gente pensa e fala o que sente no momento.”

Maria Eduarda Rossi, 6º ano A: “Valorizar todas as emoções é importante para vivermos melhor. Se você for só alegre e, quando algo triste acontece, se esforça para continuar alegre, isso pode gerar um peso na consciência. Não faz sentido.”

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