6º ANO DEBATE SOBRE ACESSIBILIDADE DA COMUNIDADE CEGA

As salas de aula dos 6º anos receberam uma visita da ACIC (Associação Catarinense para Integração do Cego) convidada pela professora Rosana Cislaghi. O grupo contribuiu com os estudos da disciplina de Ciências sobre os sentidos mostrando a importância de humanizar ainda mais o conteúdo programático. Alexandre Baggio de Ataide, Ana Rodrigues Pires, Oswaldo Bento Da Silva e Rudinei Luiz Andrade compartilharam suas vivências dando enfoque para os cegos de baixa visão, parte consideravelmente invisibilizada desta comunidade.

“Se a sociedade e o sistema conseguir suprir as necessidades da nossa limitação, a gente é tão capaz quanto os outros”
, diz Ana. Alexandre complementa: “Acessibilidade nas calçadas, nos ônibus, ter uma maior inclusão da pessoa cega na cidade e ter uma voz que possa falar, acho que é um bom começo”.

#PARATODOSVEREM O vídeo se passa dentro da sala de aula das crianças do 6º ano da Escola da Ilha. Em frente da sala, o grupo da ACIC e a professora conversam com os alunos, que levantam os braços cheios de dúvidas. As imagens se intercalam: livros sobre as carteiras dos alunos e bengalas nas mãos. Os rostos estão ora sorridentes, ora curiosos.