5º ANO NO CENTRO: ENTENDENDO A EVOLUÇÃO DE FLORIANÓPOLIS

Neste mês de junho, as duas turmas do 5º ano fizeram uma saída de estudos no Centro de Florianópolis. Vejam, aqui, a galeria de fotos da saída do 5º ano A. Aqui, a do 5º B.

A professora Ana Paula faz um relato da saída.

“O grande objetivo era o Museu de Florianópolis, que inaugurou há pouco tempo, numa casa que era cadeia e Câmara Municipal. Os alunos tiveram contato com toda esta história, conheceram várias questões históricas e geográficas de Santa Catarina.

“É um museu interativo, então eles ficaram muito felizes, poque conseguiram interagir com todas as apresentações. Em seguida, a gente fez um pequeno tour pelo centro de Florianópolis, em alguns pontos históricos, passamos na frente da figueira, na frente do Museu Cruz e Souza, onde eu contei que era o palácio do governador. Fomos até o Largo da Alfândega, discutimos a questão que ali havia um porto, de toda a parte que foi aterrada da Ilha. A gente foi para o Mercado Público e, por último, as duas turmas pararam na Praça do Parque da Luz, para fazer um lanche com vista para a Ponte Hercílio Luz.

“Uma coisa legal é que, quando os alunos voltaram e foram escrever um pequeno texto sobre a saída de estudo, ficou nítido o quanto eles se apropriaram das questões geradas no Museu. O que eles mais trouxeram foi o quanto eles aprenderam sobre a história, inclusive sobre a história da população negra de Florianópolis, a construção dos prédios mais antigos do centro e do aterro, etc.”

O relato dos alunos não é diferente.

“A gente aprendeu que o museu era a Câmera de Vereadores e uma prisão. Na prisão, eles eram muito maltratados, os prisioneiros que ficavam lá. A gente também viu que, perto deles, tinha uma igreja.”

“Eu gostei bastante, a gente foi em vários lugares que a gente nunca tinha ido. Eu moro aqui há muito tempo, nas eu nunca tinha ido, nunca tinha conhecido a figueira, o Mercado Püblico, foi bem legal. “

“Achei bem interessante, porque eu descobri como foi a evolução da população de Florianópolis, com um quadro que tinha no museu.”

A gente também viu sobre a história de Florianópolis, as ilhas que tinha. “

“A gente passou por um lugar em que tinha uma maquete do museu, de como ele era formado, e vários telões sobre como ele era a cada ano.”

“A gente viu umas fotos que mostrava como era antigamente e hoje em dia, que mudou bastante, que foi aterrado bastante o mar que tinha, na beira mar, e a cidade ficou maior.”

“Eles fizeram um laguinho para mostrar onde era a água e o quanto eles aterraram.”

“E eles deixaram um vidro no chão, mostrando como era a estrutura original do lugar, onde tinha um portal de madeira, bem grande. Eram as portas que tinha ali.”

“No final, a gente fez um desenho e a gente botava no telão e aparecia nosso desenho.”