66% do terceirão aprovado na universidade, 54% na UFSC

Dois anos de pandemia, isolamento, distanciamento social e aulas remotas: nada disso reduziu o ímpeto nem o talento dos alunos que se formaram no terceirão em 2021. Eles mandaram muito bem nos Vestibulares.

• 54 % deles foram aprovados na UFSC (primeira chamada).
  • 66 % já estão na universidade, considerando os outros vestibulares: USP, UDESC, IFSC, CESUSC, UNISUL.

Mais de 1/3 dos alunos foi aprovado em mais de uma universidade. Vejam a lista:

Parabéns aos alunos, que souberam superar as dificuldades. Parabéns a suas famílias, que os apoiaram todo este tempo. E parabéns à equipe da Escola da Ilha, que não poupou esforços para se adaptar às condições adversas e prover um ensino de qualidade, o mais próximo possível do que fazíamos antes da pandemia.

Já atualizamos esta matéria várias vezes, com alguns nomes que nos escaparam na primeira versão e com as aprovações pelo SISU (Sistema de Seleção Unificado, que usa os resultados do ENEM) e as próximas chamadas do vestibular da UFSC.

Observem que, na lista dos aprovados, há duas alunas que estavam ainda na segunda série: EMMANUELLE GUSE e MARIA EDUARDA DE FREITAS LEITÃO.

Informamos, também, que Catarina Guerini Marques, já aprovada na UFSC, foi aprovada em 1º lugar para o curso de direito da Universidade do Porto, em 5º lugar para o mesmo curso na Universidade de Lisboa, em Portugal.

Não é um acaso: este resultado vem se repetindo ao longo dos últimos 15 anos. As estatísticas publicadas pela UFSC consideram também os alunos formados em anos anteriores. Em 2022, a Escola teve, por este critério, 36% de aprovados. Com resultados bastante próximos, aparecem neste ranking outras três escolas de Florianópolis, que tem se revezado no pódio das aprovações dos últimos vestibulares: Autonomia, Imaculada Conceição e, mais recentemente, o Anabá.

Na retrospectiva histórica (dados da UFSC), apenas a Escola da Ilha e o Autonomia tem uma média superior a 30% de alunos aprovados na primeira chamada do Vestibular.